Novos MacBook Pro com ecrã OLED? Estudo aponta para 2026

Numa época em que o novo iPad Pro foi anunciado e consigo troxe o processador M4, também chegou ao mercado com um ecrã OLED, que não está presente nos MacBook Pro. 

Com base na empresa Omdia, que realiza estudos de mercado, a mesma regista uma taxa de crescimento pela procura de dispositivos com ecrã OLED em 37%. Tudo isto entre 2023 e 2031, de acordo com a mesma.

Depois do iPad Pro, ecrãs OLED chegarão aos Apple MacBook Pro

Com efeito, tal estimativa reforça a tendência significativa das empresas de tecnologia, como é o caso da Apple, em integrar painéis OLED nos seus produtos. Dessa forma, para a Omdia, é altamente provável que, no máximo, até 2026, os MacBook Pro cheguem ao mercado com ecrãs OLED. 

Do mesmo modo, há também rumores que já indicam que a Samsung já terá começado a trabalhar no desenvolvimento de ecrãs OLED para o próximo iPad mini. Isto claro, por via de um elevado investimento por parte da Samsung numa empresa sul-coreana, que se destaca pela produção de ecrãs OLED para dispositivos móveis. 

Num momento em que o iPad Pro já conta com um ecrã OLED, espera-se que essa adição triplique a procura por tablets OLED em 2024, quando comparado com o ano anterior. Consequentemente, tal introdução parece tão fatal – pela positiva – para o crescimento do mercado, que a Apple também deverá trazer a tecnologia aos próximos iPad Air e iPad mini, como mencionado anteriormente. 

Assim, considerando a diferenciação da tecnologia OLED pela capacidade para controlar individualmente cada pixel do ecrã, revela-se um aspeto muito positivo no momento de ponderação da compra do produto por parte dos utilizadores. Resulta numa reprodução de cores mais precisa e em pretos mais reais, o que potencia um melhor contraste, tempos de resposta mais rápidos e ângulos de visão melhorados. 

Em suma, trata-se de algo quase obrigatório nos próximos MacBook Pro. Talvez não esteja presente nos portáteis de 2024 ou de 2025, mas espera-se uma chegada tão breve quanto possível. E claro, considerando que o ecrã é talvez o ponto mais relevante na escolha do próximo portátil, a introdução do OLED é determinante, não só para as restantes fabricantes mas para a Apple também.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: