A Microsoft apresentou os novos Surface Pro e Surface Laptop, que são os concorrentes aos iPad Pro e MacBook Air da Apple.
Numa altura em que a marca da maçã já revelou os mais recentes iPad Pro, e que ainda aguardamos pela WWDC, a Microsoft revelou novos dispositivos que integram aquela a que chama “Próxima Geração de PCs com AI” - Copilot+ PCs.
Comecemos pelo concorrente ao iPad Pro
O novo Surface Pro não se altera demasiado a nível de design. No entanto, muda muito internamente e chega em duas versões distintas. Ainda que o ecrã se mantenha, a nível de tamanho, idêntica entre ambas, uma dessas conta com tecnologia LCD e a outra OLED.
De facto, quando optado pelo modelo com 12 Cores, o mesmo traz consigo um ecrã OLED. Caso contrário, as versões com o processador Qualcomm Snapdragon Elite X de 10 Cores têm um ecrã LCD, como era habitual.
O novo Pro, estará disponível em 4 cores distintas e é 90% mais rápido que o antecessor. O novo Surface Pro é duas vezes mais rápido que o antecessor e apresenta uma performance superior ao MacBook Air e iPad Pro com processadores M3.
Isto claro, de acordo com a Microsoft. Contudo, ainda é necessário perceber se o mesmo se aplica quando comparado ao iPad Pro mais recente, com o processador M4.
Para além de tudo isto, a Microsoft apresentou um novo teclado para o seu 2-em-1 que apelida como Flex Keyboard. A maior novidade é que pode ser usado em separado do PC, à distância.
E o rival do MacBook Air?
O novo modelo traz consigo o dobro da autonomia do antecessor, tal como acontecerá com o Pro. A Microsoft promete até 22 horas de autonomia, como acontece com os MacBook da Apple.
Para além disso, o novo Microsoft Surface Laptop, dotado do Snapdragon Elite X terá dois tamanhos distintos. O habitual de 15 polegadas e um atualizado, mais pequeno, com 13,8 polegadas de ecrã, cujas bezels são ainda menores.
O portátil mais convencional da empresa comandada por Satya Nadella é também aquele que promete ser mais potente que um MacBook Air com processador M3. Fora isso, é o primeiro da Microsoft a trazer a nova tecla dedicada ao Copilot, diretamente no teclado.
Em suma, se serão estes dispositivos capazes de rivalizar com o que a Apple ainda apresentará este ano, pouco se sabe. Certo é que a Microsoft afirma que é 80% mais rápido que o anterior Surface Laptop 5.
Conclusão...
Certo é que a Microsoft parece ter entrado na corrida e com todo o equipamento necessário – novo hardware, novo processador e mais AI.
Mesmo assim, e com a WWDC aí à porta, ainda há muito para se saber e a Apple terá, para já, a última resposta sobre este tema.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário