O iOS 16 ainda tem novidades guardadas para este ano
O iOS 16 ainda tem muito para oferecer, principalmente se tivermos em conta que há várias funcionalidades que a Apple prometeu mas que ainda não chegaram a este sistema operativo móvel.
Numa altura em que o iOS 17 ainda não faz correr praticamente tinta nenhuma, vamo-nos focar nos próximos trunfos que a versão atual ainda terá na manga, prontinhos a serem colocados em cima da mesa.
Notificações Web Push
A Apple referiu que o iOS 16 iria inaugurar a chegada de notificações web push em 2023, permitindo ao Safari notificar os utilizadores de alterações em sites selecionados. Conforme recebemos notificações de outras aplicações, também este browser vai ser capaz de fazer algo semelhante.
Apple Pay Later
Anunciada na última edição da WWDC, esta funcionalidade vai permitir aos clientes pagar qualquer compra em prestações, desde que feita online e com recurso à aplicação Carteira. Apesar de interessante, o Apple Pay Later apenas vai estar disponível para clientes estadunidenses, e provavelmente não na totalidade dos estados.
Conta de poupanças no Apple Card
Mais uma funcionalidade que certamente não marcará presença em Portugal: a conta poupança dentro do Apple Card. Como o próprio nome indica, os clientes deste cartão de crédito da Apple terão a possibilidade de configurar uma conta secundária, separada da principal, para irem guardando poupanças. Ora, o Apple Card só existe nos Estados Unidos, logo esta utilidade é territorial...
CarPlay de próxima geração
Na WWDC a Apple apresentou um conceito bastante interessante daquele que pretende que seja o futuro do CarPlay: uma interface presente em múltiplos ecrãs dos carros, com integração total de todas as funções e controlos da viatura. Isto é sem dúvida algo inovador, e que segundo a Apple estará próximo: a marca refere que os primeiros carros com suporte ao CarPlay de próxima geração serão anunciados este ano.
SOS por satélite em mais países
A Apple planeia uma expansão a mais áreas do globo do SOS por satélite. Este serviço já conheceu o caminho que o trouxe até à Europa, o que fez alargar de sobremaneira a lista de países com possibilidade de oferecer este meio de auxílio aos utilizadores dos mais recentes iPhones. Vamos aguardar para ver a que territórios chegará de seguida.