• Home
  • Dicas
  • O iPad Pro 2018 ainda vale a pena em 2023?
O iPad Pro 2018 ainda vale a pena em 2023?
Pedro Alves

O iPad Pro 2018 ainda vale a pena em 2023?

PUB

O iPad Pro de 2018 foi o primeiro a adotar o design ainda hoje vigente, ou seja, com moldura de ecrã fina, bordas quadradas, sem botão frontal e, no caso deste modelo específico, com Face ID. Rapidamente este modelo se foi tornando num dos mais bem sucedidos de sempre, principalmente no que concerne à gama mais alta. Os motivos para isso prendem-se com tudo o que oferecia na altura, mas também à ausência de novidades de relevo dos modelos seguintes, apesar do seu preço mais elevado. Assim, os consumidores foram preferindo poupar um pouco e irem ficando com o modelo anterior, do que fazer um upgrade com pouco significado prático.

O iPad Pro de 2018 foi lançado em duas variantes, com 11 e 12,9 polegadas. Com exceção do tamanho dos ecrãs Liquid Retina de 120 Hz e, consequentemente, das baterias, as restantes especificações são idênticas entre as versões: processador A12X, co-processador M12, ligação USB-C, Face ID, compatibilidade com Apple Pencil de segunda geração, quatro colunas sonoras, câmara frontal com 7 MP e traseira com 12 MP.

O chip empregue neste iPad é o seu grande trunfo, pois foi melhorado face ao A12 base para oferecer uma performance gráfica de excelência. Isto, por si só, é garantia de um ainda longo tempo de suporte e atualizações, algo que é muito importante para quem comprar hoje um equipamento que foi lançado há alguns anos. Além disso, o comportamento geral também não será certamente um problema: toda e qualquer tarefa será executada com exímia perfeição.

Atualmente, apenas é possível adquirir um iPad Pro de 2018 em estado usado ou recondicionado, como é natural. Em abono da verdade, o tipo de negócio que se conseguir é que vai ditar se a resposta à questão do título é um "sim" ou um "não", pois em termos de características e comportamento o "sim" está garantido.

Pelo preço justo, em estado adequado (quer físico quer de funcionamento) e com a garantia legal, ainda vale a pena comprar o iPad Pro 2018 em 2023. Aconselhamos o máximo cuidado e análise de todos os negócios e comerciantes possíveis, de forma a serem evitados arrependimentos futuros.

Uma nota final: estando em causa a compra de um produto eletrónico com idade entre os quatro e os cinco anos, há que ter em atenção a condição do principal componente de desgaste: a bateria. Assegura-te que a unidade que fores comprar tem uma bateria nova ou, pelo menos, com uma saúde acima de 85%, caso contrário poderás ter de a substituir brevemente. O problema é que a substituição da bateria de qualquer iPad é uma intervenção de alto risco, e que a Apple não leva a cabo: terás sempre de recorrer a reparadores externos. Tem sempre isso em mente.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Dicas