O iPhone XR ainda vale a pena em 2024?
O iPhone XR foi lançado no final de 2018, ao mesmo tempo dos seus irmãos XS e XS Max, e permaneceu no mercado de venda oficial da marca por mais de dois anos. Este modelo inaugurou uma gama até então inexistente na linhagem de smartphones da Apple, pois foi a primeira alternativa de preço "acessível" às opções contemporâneas mais caras. Até então, a Apple apenas lançava um ou dois modelos por ano, ambos de topo mas com tamanhos diferentes (com exceção óbvia de 2017, ano de divulgação do iPhone X, mas também dos 8 e 8 Plus) e posteriormente sempre seguiu a estratégia então inaugurada com o XR, o que deu origem a modelos como o 11, 12, 13, 14 e atualmente o 15.
Quando surgiu, o XR gerou logo controvérsia, principalmente por estar equipado com um display LCD de baixa resolução, o que contrariava a tendência da concorrência Android, que contava com smartphones bem mais baratos mas com ecrãs AMOLED. Ora, a má primeira impressão pouco durou, já que o XR foi o smartphone mais vendido no mundo em 2019... Apesar de não ser especialista em nada (exceção feita à autonomia, talvez) este equipamento fazia tudo relativamente bem, motivo suficiente para justificar o seu sucesso junto dos consumidores.
Agora, seis anos após aterrar no mercado, será que o XR ainda tem argumentos a seu favor?
A resposta é: depende...
Inevitavelmente, o facto de usar iOS é uma grande vantagem, principalmente tendo em conta o longo suporte que a marca da maçã dá aos seus produtos. Com efeito, este equipamento ainda recebe atualizações do iOS, ou seja, podes ter a certeza que até setembro deste ano receberás atualizações do iOS 17 com novos recursos. Daí para a frente (quando chegar o iOS 18), é uma incógnita. Ainda assim, estamos a falar de um tempinho de suporte a novas funcionalidades (reforço, no mínimo), mas mesmo depois continuará a receber correções de segurança sempre que tal se justificar.
Não se espera que alguma vez o XR venha a ser um smartphone lento e inutilizável, pois o seu chip A12 Bionic encarregar-se-á de fazer com que isso não aconteça. Contudo, os utilizadores mais exigentes, principalmente ao nível dos jogos, não deverão ver este modelo como uma alternativa viável. Já os restantes, que necessitem de algo normal para o dia a dia, podem contar com o XR como um amigo que não os deixará ficar mal.
Na verdade, é um pouco isto que podemos esperar do XR por estes dias: um iPhone ainda sólido, com bom comportamento, ecrã decente, câmara muito satisfatória, autonomia acima da média, e construção de excelência. Tal como quando era novo: bom em tudo, especialista em nada. O problema é que, atualmente, é raro encontrar um modelo novo em folha... A alternativa pode estar no mercado de usados/recondicionados.
Isto leva-nos à resposta dada atrás: o XR ainda vale a pena em 2024, mas depende... Ao preço certo, e nas condições certas, podes apostar na compra de uma unidade. Terás um smartphone ainda relevante para uns anos, desde que a tua exigência não seja demasiado elevada. Acima de tudo, assegura-te de fazer a aquisição numa loja credível e que te faculte a garantia legal. Se comprares usado, verifica bem o seu estado geral de funcionamento, e que a bateria esteja, no mínimo, entre os 85 e os 90%.
Se tiveres possibilidades, opta por comprar um modelo mais recente, como é óbvio. Caso contrário, o XR pode ser ainda uma excelente porta de entrada no mundo iOS.