O poder do M2 chega ao iPad Pro!
A Apple acaba de apresentar o novo iPad Pro, e ainda a décima geração do seu iPad "básico" e uma nova Apple TV 4K - produtos que poderás conhecer em outros artigos do iFeed. Os anúncios dos produtos vieram através de um comunicado de imprensa, em vez do típico evento especial de outubro que a Apple costuma fazer anualmente.
Chega-nos então agora uma nova geração dos tablets flagship da Apple, que conta com a folha de especificações atualizada, mas sem grandes alterações no design/aparência dos dispositivos.
Conhece o novo iPad Pro - As principais novidades
Vamos ver o que se mantém primeiro - e é bastante...
Antes de irmos às novidades, permite-me só recapitular o que se mantém no iPad Pro: Temos os mesmos dois tamanhos de ecrã de 11 e 12,9 polegadas, o tamanho das bezels é o mesmo das anteriores gerações, mantém-se a distinção na tecnologia dos ecrãs (LCD no modelo de 11", Mini-LED no de 12,9"), suporte ao ProMotion (até 120Hz de taxa de atualização), autenticação por Face ID, o sistema de quatro colunas estéreo, duas câmaras traseiras + sensor LiDAR, entrada USB-C - Thunderbolt para carregamento ou transferência de dados, suporte ao Apple Pencil de segunda geração e Magic Keyboard.
As (poucas) novidades...
Presumo que estejas ansioso por conhecer as novidades do iPad Pro: O destaque vai mesmo para a atualização no processador para o novíssimo Apple M2 - o mesmo que encontras no MacBook Pro de 13", ou no MacBook Air, lançados na WWDC deste ano.
Este poderoso e já muito adorado processador utiliza a segunda geração da avançada tecnologia de 5 nanómetros com mais de 20 mil milhões de transístores, um aumento de 25% em relação ao M1 presente na anterior geração do iPad Pro.
A nova CPU de 8 núcleos do processador M2 consegue ser até 15% mais rápida do que a CPU do M1 do iPad Pro da anterior geração. Por isso, é agora ainda mais fácil criares documentos, apresentações ou fazeres trabalhos mais exigentes como edição de vídeo ou fotografia no novo iPad Pro com o M2. Já no que à GPU diz respeito, temos agora 10 núcleos à disposição com um desempenho gráfico até 35% mais rápido do que a anterior geração, que é ideal para uma melhor experiência em jogos.
O novo iPad Pro apresenta ainda suporte à tecnologia Wi‑Fi 6E, o mais rápido de sempre, para poderes transferires as tuas fotos, documentos e grandes ficheiros de vídeo mais rápido.
Outra novidade no iPad Pro é que o Apple Pencil de segunda geração apresenta um ponteiro flutuante que permite saberes em que ponto do ecrã o Apple Pencil vai pousar para escrever e desenhar com extrema precisão.
Preço e disponibilidade
O novo iPad Pro estará disponível para compra na iStore a partir da próxima semana, nas cores cinzento sideral e prateado. O preço inicia-se nos 1079€, para o modelo de 11" com 128GB de armazenamento. O modelo de 12,9" custa a partir de 1479€.