O que esperar da WWDC 2023?
Pedro Alves

O que esperar da WWDC 2023?

PUB

A Worldwide Developers Conference de 2023 tem data marcada para o período compreendido entre 5 e 9 de junho, com a habitual keynote a ter lugar logo no primeiro dia desta conferência anual. Sendo este um evento tradicionalmente dedicado a software, o qual é utilizado pela Apple para apresentar os seus novos sistemas operativos, não seria a primeira vez que veriamos também novo hardware a aparecer. Este ano temos boas razões para acreditar que vai acontecer precisamente isso.

Entre uma coisa e outra, avizinha-se uma WWDC 2023 deveras interessante e com potencial para fazer correr muita tinta nos tempos subsequentes. Com isso em mente, reunimos aquilo que, teoricamente, marcará de forma mais vincada o espectro tecnológico.

Headset de realidade virtual e aumentada

Este dispositivo ainda não foi oficialmente apresentado mas pode desde já dizer-se que dispensa apresentações. Apesar de todos os adiamentos e contradições de que já foi alvo, parece que desta vez é unânime: vamos ver o headset de realidade mista da Apple a surgir na WWDC 2023. O seu preço poderá não ser do agrado de todos, mas é inegável que estaremos perante algo bastante disruptivo.

Mac Pro com Apple Silicon

O atual Mac Pro está isolado na transição para Apple Silicon: é o único computador da maçã que ainda conta apenas com opções de processadores da Intel. Há muito tempo que está na hora desta máquina de trabalho formidável progredir para chips da família M, e isso é algo com potencial para acontecer na WWDC 2023. As desculpas começam a esgotar-se...

Novos MacBooks

São bastantes os rumores que dão conta da apresentação de um MacBook Air de 15" durante esta WWDC, contudo não deverá chegar sozinho, como já demos a conhecer acima. Houve uma altura em que se esperava que o novo chip M3 também fizesse parte do rol de novidades, e com ele chegariam também novas máquinas, mas essa hipótese foi recentemente afastada de forma muito veemente.

iOS 17 e iPadOS 17

A WWDC não seria digna desse nome se não incluísse a apresentação de novos sistemas operativos. As estrelas da companhia vão ser, seguramente, o iOS 17 e o iPadOS 17, que prometem trazer algumas funcionalidades novas, assim como melhorias importantes em termos de estabilidade e segurança (que são bem precisas...).

watchOS 10

Nas últimas semanas vimos surgir várias informações que dão conta do enorme esforço que a Apple tem aplicado no desenvolvimento do próximo sistema operativo do Apple Watch, o watchOS 10. Ao que tudo indica, esta versão mudará completamente a forma como o relógio inteligente da Apple é utilizado, o que pode, potencialmente, atrair mais público para este wearable. Veremos se assim será.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Rumores