O que gostaríamos que a Apple também tivesse apresentado no Apple Unleashed

O que gostaríamos que a Apple também tivesse apresentado no Apple Unleashed

Seria engraçado, mas daria uma enorme indigestão. Há coisas que têm mesmo que ser consumidas com moderação.

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 3 minutos de leitura

O último evento promovido pela Apple deu a gigantesca primazia aos mais esperados do ano: os MacBook Pro. É mesmo caso para dizer que os últimos são sempre os primeiros.

Interessantemente, verificou-se uma "iPhonização" destes poderosos portáteis.  Desde logo a opção entre a versão M1 Pro e M1 Max. Talvez a próxima leva venha a ser a Pro Max. Isto para além da introdução sem precedentes de um notch no ecrã, particularmente considerando que a Apple se está a esforçar ao máximo para o retirar dos iPhone. É provável que tenha colocado os MacBook Pro e os iPhone na mesma corrida: até conseguirem faze-los desaparecer de uma vez.

Bem, mas por entre HomePods Mini coloridos e a terceira iteração dos AirPods, muitos foram os rumores que por aí circulavam acerca de possíveis novos lançamentos.

Teríamos gostado de ver coisas novas, que irei elencar já de seguida, mas por um lado faz sentido que não sido lançados, uma vez que assistimos agora ao nível seguinte dos SoC da Apple. Não iríamos querer que fossem logo distribuídos pelos restantes dispositivos quando os holofotes tinham mesmo que ser para os topo de gama dos portáteis da Apple. Por outro lado, então depois o que faria a Apple nos eventos do ano que vem? Um evento de cada vez para fazer render o peixe. E muito bem. Enquanto empresa, o lançamento de cada produto tem que ter o seu tempo e o seu espaço de rentabilização.

Então o que poderia ter sido lançado anteontem?

iMac 32 polegadas

Fonte: Apple
Fonte: Apple

Ainda "ontem" aquela maravilha colorida, delgada e poderosa foi lançada e já todos ansiavamos pela sua versão gigante. E claro, com a única diferença expectável: os SoC M1 Pro e M1 Max, e talvez um ecrã com capaz de prestações superiores aos seus atuais 4,5k.

Mac Mini

Fonte: MacMagazine | Render de Jon Prosser x Rendersabyan
Fonte: MacMagazine | Render de Jon Prosser x Rendersabyan

Tal como o iMac, MacBook Air e MacBook Pro de 13 polegadas, também ele já andava entre nós com este SoC. Discreto mas poderosíssimo. Esperava-se um design diferente e, claro, os novos M1 Pro e Max. Sim, esperava-se que aquela expressão "meter o Rossio na Betesga" (nota: para os mais novos, podem ver o que esta expressão quer dizer aqui. Eu já sou velho e gosto muito dela) assumisse proporções ainda mais épicas.

iPod Touch

Fonte: Apple
Fonte: Apple

Alguém achou que esta seria uma realidade. E quase que o Tim Cook nos enganou quando disse que o Apple Unleashed iria apostar na música. Mas a mesma ideia passa pela cabeça de todos: mas para quê um novo iPod Touch? Aliás, para quê o que ainda existe? Mas talvez a Apple tenha respondido a esta resposta.

Fonte: Apple
Fonte: Apple

Se ontem estava ali encaixado entre quatro auscultadores, hoje, com a reformulção da Loja Apple, parece que já lá não mora. Mas ainda lá está. Podes ver aqui.

O que mais há a dizer?

Todos estes produtos poderiam ter sido lançados. Só que não. Nem faria sentido porque aqueles colossos tão poderosos como caros, mereciam por si só ter um evento exclusivo. É como disse acima: com esta brutalidade de processamento e rapidez a Apple abriu as portas para a geração seguinte do seu SoC, preparando-se por isso para a estender às restantes gamas no ano que vem.

E convém não esquecer que o ciclo não estará completo sem os... nem tenho palavra para os descrever... os fora-de-tudo Mac Pro.

Portanto, respire-se, avaliem-se as economias, considerem-se créditos pessoais, enfim... o que mais se adeque a quem destes produtos necessite. Porque 2021 foi um ano absolutamente extraordinário que assinalou uma viragem gigantesca desta fabulosa empresa. Para o ano há, com toda a certeza, muito mais e muito melhor.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.