O que te falta descobrir da aplicação Saúde da Apple
A aplicação Saúde da Apple já é conhecida pela maioria, se não mesmo todos. A secção de Atividade é provavelmente a mais utilizada, ao analisar movimento, calorias, e frequência cardíaca.
No entanto, há mais por baixo da superfície para descobrir, imensas funções que te poderão ser bastante úteis no futuro. Fizemos a compilação de cinco para ti.
1. Controlo do Ciclo Menstrual
É uma das áreas que sempre contou com aplicações bastante completas a nível da App Store, mas já há algum tempo que dentro da app Saúde podes encontrar esta função, construída dentro da aplicação de forma discreta.
Podes inserir o início e fim da tua menstruação, definindo assim a duração - mas se estiveres com dúvidas a lembrar-te, a aplicação assume por defeito os 28 dias, e ajustará de acordo com os teus dados de mês a mês. Além de te avisar de quando será a tua próxima menstruação, poderá avisar também do período provável para ovulação, e até podes registar os sintomas que sentes mês após mês se precisares de consultar mais tarde.
É importante fazer este acompanhamento do ciclo, muito mais que saber quando terás o teu próximo período. É extremamente útil para quem quer engravidar, ou para quem comece a ter queixas graves que possa indicar algum problema de saúde.
2. Dados de movimento
Se andares com o teu iPhone no bolso – ou ainda melhor, se tiveres um Apple Watch, há certa informação a que poderás aceder.
- Abre a aplicação da Saúde
- Seleciona o ícone Explorar
- Desliza até movimentos na Lista de Categorias de Saúde.
Ha muita informação que poderás rever aqui.
Tempo de Suporte Duplo
Este tempo significa o período em que ambos os pés estão no chão enquanto andas. Numa situação saudável, o ideal é que este seja entre 20 a 40% durante uma caminhada. Se esta percentagem foi superior, poderá haver um problema de balanço
Comprimento do passo
Sabias que a distância entre o pé que pões à frente e atrás pode ter significado? Dependendo da tua velocidade, altura, e do terreno onde te encontras, podem ser detetadas doenças, problemas de saúde (perda de força ou coordenação), ou lesões.
Assimetria nos passos
Normalmente, há uma certa simetria nos nossos passos: cada passo é dado sensivelmente à mesma velocidade. Se um pé anda mais depressa ou devagar relativamente ao outro, pode indicar algum problema neste. Se fores acompanhando a simetria a nível da aplicação, poderás notar quando há alguma alteração brusca.
Velocidade de caminhada
Medida quando andas em terrenos planos, esta é gravada quando andas com o teu dispositivo no bolso ou ao menos ao nível da cintura.
Para tal, é importante a tua altura estar atualizada na aplicação. Não te esqueças de verificar tal.
3. Medicação e Acompanhamento de dados de saúde
Precisas de usar um inalador? Medir níveis de glicose ou administrar insulina? Precisas de ver os sinais vitais? A aplicação poderá registar, de forma a poderes transmitir ao teu médico quer a tua condição, quer a tua evolução de sintomas e a eficácia de algum tratamento.
Indo até à área Explorar, consegues ver todas as informações que a aplicação pode armazenar, e ainda ficares chocado com a quantidade em “Outros dados”
4. Audição
Preocupado com quão alto ouves música?
É fácil de nos esquecermos do volume, especialmente de headphones, mas pode ser-nos extremamente prejudicial. A visar combater este problema, a Apple tem notificações a acompanhar o volume a que ouves música.
Ativando as Notificações de Auriculares na aplicação Saúde, receberás uma notificação sempre quer ultrapasses o limite recomendado de exposição áudio para sete dias. Nessa altura, o volume será automaticamente reduzido.
Para ativares as notificações apenas terás de seguir estes simples passos:
- Abrir a aplicação Apple Saúde;
- Clicar em Explorar;
- Selecionar Audição;
- Escolher Notificações dos Auscultadores e ativar.
Tendo Apple Watch, a aplicação também te poderá notificar através desta, sempre que estejas exposto a sons de volume elevado à tua volta.
5. Acompanhamento de Sono
Se andas preocupado com quanto efetivamente dormes cada noite, a aplicação Saúde poderá ajudar-te. Desde definir um período de sono, duração, tempo próprio para o iPhone entrar em Modo Sono e limitar ações que possas fazer com ele.
Além de já contar com muitas funcionalidades, ainda poderás integrar com outras aplicações destinadas a medir a tua qualidade de sono. Há imensas que poderás procurar na App Store!
Dedicares-te a perceber
Há muitos fatores significativos médicos que poderás acompanhar na aplicação Saúde, mas depende sempre de seres pro-ativo, ao adicionar todos os dados que possas e que queiras acompanhar e ir fazendo revisões regulares a este.
Por mais útil que seja, não faças de uma aplicação o único rastreio médico. Nunca substituas uma consulta ou aconselhamento médico. Tudo funciona melhor quando integrado.