Um pop-up aparece a avisar que a bateria do teu iPhone foi infetada com um vírus. Tu reages sem pensar, carregando num botão para o remover – e, tão simples quanto isto, foste apanhado no golpe. Contina a ler para saber como o chamado vírus da bateria do iPhone realmente funciona.
O que é um vírus de bateria?
A primeira coisa que devemos esclarecer é que esse tal de “vírus de bateria” não é uma coisa real. Os vírus e outros malwares atacam o software e não o hardware.
A bateria é apenas a parte do dispositivo que alimenta o teu telefone – não há nenhum hardware que um vírus possa corromper. Quaisquer pop-ups que indiquem que “a tua bateria está gravemente danificada por vírus” são apenas esquemas de phishing criados para te assustar e fazer-te agir de forma ilógica.
O que acontece quando clicas no link? Podes ser redirecionado para uma página onde o teu telefone pode ser infetado com malware. Talvez sejas encaminhado até para um formulário e te peçam para te registares para conseguires um software antivírus grátis. De qualquer forma, é um esquema desenhado para roubar informações e espalhar software malicioso.
Um vírus pode descarregar a bateria?
Sim, se por acaso receberes um malware real no teu dispositivo é provável que ele consuma a bateria – por vezes de forma muito significativa. O consumo de bateria é um dos principais sintomas de um dispositivo infetado com spyware. O malware recolhe e envia informações sobre ti enquanto estiveres a usar o aparelho – o poder de processamento afeta a bateria.
Como saber se tenho malware no meu iPhone
Se a bateria descarrega de uma forma extremamente rápida, primeiro tenta deixá-la descarregar por completo até o dispositivo se desligar e, em seguida, carrega o iPhone completamente. Desta forma, vais calibrar o medidor de bateria e poderás verificar o estado verdadeiro da bateria nas Definições.
Se o estado da bateria for fraco (70% ou menos), não é de estranhar que o iPhone perca energia rapidamente. Se assim for, deves acostumar-te a carregar a bateria mais vezes ou tentar trocar por uma nova bateria.
No entanto, uma bateria em bom estado num telefone que descarrega rapidamente é um sinal de alerta, e que deve ser investigado mais a fundo.
Como posso saber se tenho um vírus que descarrega a bateria do meu telefone?
Em primeiro lugar, tens um dispositivo desbloqueado? Já descarregaste apps de lojas de aplicações não oficiais? Se já fizeste isto, é provável que uma delas tenha vindo com um extra indesejado. Os iPhones raramente são infetados com vírus ou outro malware, mas não é impossível.
Sem os rígidos regulamentos da App Store, não há forma de saber quais as apps que são seguras; e então podes facilmente acabar com malware ou adware no teu dispositivo. Mas não te preocupes – aqui está um tutorial sobre como remover adware do teu iPhone.
Como evitar malware
- Saber que sinais procurar. Qualquer comportamento estranho ou alterações súbitas no funcionamento do teu dispositivo podem ser um sinal de malware que vale a pena investigar. Para saber que sinais de alerta procurar, lê a nossa publicação do blog aqui.
- Cuidado com o phishing. Sabe o que é o phishing e como ele funciona para que da próxima vez que receberes um aviso de vírus na bateria do teu iPhone saibas que é um golpe.
- Cuidado com o software. Apenas descarrega apps da App Store – se fizeres download das mesmas a partir de outro local, não terás forma de saber o que acabará instalado no teu telefone.
- Usa sempre uma VPN. Instalar a NordVPN no teu iPhone vai, antes de mais, protegê-lo de ir ter a sites maliciosos.
Artigo redigido pela NordVPN
Deixa o teu comentário