Pagar com Apple Pay em loja física nacional, é possível?
Redação

Pagar com Apple Pay em loja física nacional, é possível?

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Em junho de 2019, o ecossistema de pagamentos disponíveis em Portugal alargou-se com a entrada no mercado do serviço Apple Pay através da Mastercard e da Visa.

Ao longo destes dois anos, muitas coisas mudaram, a começar desde logo pela pandemia que veio alterar de forma profunda os hábitos de consumo e pagamento dos consumidores portugueses.

Se a mudança mais visível foi o crescimento exponencial dos pagamentos contactless com o relatório REDUNIQ Insights publicado em janeiro, que nos diz que os pagamentos contactless representavam já 52% do total de operações e 71% no peso total das transações efetuadas na rede de pagamentos da REDUNIQ, um valor que contrasta com os 36,1% e os 8,5% registados em igual período de 2020 e 2019, respetivamente, as transações com base em carteiras digitais não lhe ficaram muito atrás.

De acordo com um inquérito conduzido pela DECO em abril e maio de 2021 a 1667 portugueses, sobre a utilização de meios de pagamento, nos 12 meses anteriores, os meios eletrónicos como aplicações para smartphone, cartões virtuais ou plataformas de pagamentos online, como a Apple Pay, cresceram em utilização por parte de mais de um quarto dos portugueses.

Sobre o Apple Pay, sabe-se da comodidade e rapidez que esta solução traz aos negócios em pagamentos online, mas será que é possível pagar compras num terminal de pagamento automático em loja física? É o que vamos descobrir a partir de agora.

Pagar com Apple Pay em loja física nacional, é possível?

A resposta é sim, mas não em todos os terminais de pagamento. Apesar de o Apple Pay ser um método de pagamento simples e funcional, nem todos os terminais de pagamento estão preparados para aceitar pagamentos via Apple Pay.

Só os mais recentes e inovadores TPA, que aceitam marcas internacionais e pagamentos contactless, permitem aos negócios aceitarem pagamentos deste género.

Esse é o caso do terminal de pagamento automático Android REDUNIQ Smart. Além de aceitar pagamentos com Apple Pay, contactless com cartão, chip, MB WAY e Google Pay, este TPA de última geração traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios a vender mais e que lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.

Ao funcionar como TPA Contactless e centro de gestão com ligação ao mundo digital, esta nova solução TPA Android da REDUNIQ oferece uma flexibilidade extra aos negócios na gestão dos seus recursos, uma vez que, por exemplo, com a app ZS Mobile um lojista pode registar pedidos no terminal, faturar (certificação da AT) ou elaborar orçamentos e encomendas mesmo sem ligação à Internet, enquanto com a WinRest ou a ZSRest, um negócio de restauração passa a poder apresentar menus, registar e confirmar pedidos de clientes e ainda integrar o seu software de faturação num único TPA físico.

Assim, com o terminal REDUNIQ@Smart, o negócio não só fica com a possibilidade de aceitar dois dos métodos de pagamento mais utilizados pelos consumidores portugueses (contactless e Apple Pay), como também evita a formação de filas e dá-lhe uma maior flexibilidade na gestão dos seus recursos.

Como utilizar o Apple Pay num terminal de pagamentos REDUNIQ@Smart?

Pagar com o Apple Pay num terminal como o REDUNIQ@Smart é simples. Primeiramente, os clientes têm de configurar a aplicação Wallet, adicionando os seus cartões de débito e pré-pagos ao iPhone, iPad, Apple Watch ou Mac.

Quando o cliente entrar na loja, basta encostar o telemóvel, mesmo estando bloqueado, a um terminal Contactless da REDUNIQ e, automaticamente, pedir validação por reconhecimento Face ID ou Touch ID.

O Face ID, como o nome indica, permite aos utilizadores aceitar pagamentos através do reconhecimento facial. Estes apenas têm de olhar para o ecrã do iPhone para o mesmo reconhecer os seus rostos.

A segunda opção de validação, o Touch ID, funciona praticamente da mesma forma. Os clientes apenas necessitam de colocar o seu dedo no leitor de impressões digitais (Touch ID) do iPhone e a validação do pagamento é feita com sucesso.

Para além da maior rapidez e simplicidade que os negócios acabam por oferecer aos seus clientes, aceitar pagamentos Apple Pay no terminal de pagamentos é extremamente seguro, uma vez que quando um cliente faz uma compra num estabelecimento, o Apple Pay cria um número específico para o dispositivo e um código de transação único.

Assim, o número do cartão nunca fica armazenado nos dispositivos nem nos servidores da Apple e nunca são partilhados com o vendedor.

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