Podemos começar mesmo por aí, somos um país bonito e acolhedor, mas pequeno, pobre, endividado e com pouca população.
A única justificação plausível que vejo é que somos um público desinteressante para o mercado Apple. E esta minha observação não será de todo mentira, então vejamos, em Portugal, segundo dados da Statcounter de 2023, cerca de 60% dos smartphones são Android e apenas 30% são iPhones.
Isto quer dizer que apenas 30% das pessoas que usam smartphones em Portugal, têm um iPhone.
Esta tendência é facilmente explicada com o baixo poder de compra e com o óbvio poder dos dispositivos Android de média/baixa gama, cujos preços não são o alvo da Apple.
Contudo, aqui entra a outra faceta, nós, estes 30% não somos dignos de ter uma Apple Store ao nosso dispor?
Não devemos ainda esquecer que Portugal recebeu em 2023 mais de 30 milhões de turistas estrangeiros, oriundos de todo o mundo, muitos de onde a taxa de utilizadores de iPhone é até superior ao número de utilizadores Android.
Estes utilizadores não têm também direito a assistência que só uma Apple Store pode providenciar?
São tantas as questões que se colocam e tão poucas as respostas que se conseguem obter.
A experiência de uma Apple Store
Antes de mais importa explicar a quem nunca teve a oportunidade de estar numa Apple Store o que é estar numa.
Uma Apple Store é o local onde nós, utilizadores da Maçã, nos sentimos em casa, onde nos aplaudem quando entramos na loja, depois de termos estado na fila para a abertura (isto é um bocado piroso, é verdade), onde há sempre um funcionário disposto a ajudar-te e a falar contigo, a partilhar a sua experiência e ajudar-te nas tuas dúvidas.
Uma Apple Store é o local onde sabes que vais ter os novos produtos da Apple em primeiríssima mão sem atrasos.
Uma Apple Store é o local onde podes levar o teu Mac e sentar-te numa mesa e simplesmente trabalhar, ou assistir às inúmeras palestras que acontecem em diversas lojas. Podes com elas aprender a tirar mais partido do teu hardware ou mesmo do software.
Uma Apple Store é o local onde te podes dirigir ao Genius Bar e ver as avarias ou problemas técnicos dos teus equipamentos solucionados na hora.
Uma Apple Store é também o local onde podes ir apenas apreciar os produtos, tenhas ou não intenção de comprar, sem que os funcionários da loja olhem para ti como se lá estivesses para “roubar” ou que sejas olhado como mais um curioso.
O que temos em Portugal
Para além dos grandes retalhistas que vendem produtos Apple, há os Premium Resellers que são distribuidores oficiais e preferenciais, que pretendem oferecer uma experiência semelhante a uma Apple Store, mas que falta tudo o resto, falta toda uma cultura de loja que só o espírito incutido pela casa mãe consegue transmitir.
Depois temos os Centros de Assistência Autorizados (CAA) que é onde nos devemos dirigir caso tenhamos alguma avaria, que fazem um bom trabalho, porém não têm autonomia para dar solução a determinados problemas na hora como acontece numa Apple Store.
Vamos ter algum dia uma Apple Store em Portugal?
Esta é questão que eu gostaria de responder com um redondo SIM, mas apenas posso responder com um dúbio, quem sabe, um dia.
Estando atento ao mercado e ao investimento recente que os Premium Resellers fizeram nas suas principais lojas, e ao ritmo que estes vão abrindo novas lojas país fora, atrevo-me a dizer que têm com toda a certeza uma garantia de Cupertino que não haverá uma Apple Store a curto/médio prazo em Portugal.
Por isso, respondendo à questão em título, honestamente não prevejo uma Apple Store em Portugal nos próximos 20 anos, a não ser que haja uma grande mudança nos objetivos da marca.
Oxalá eu me engane, mas deixo no ar uma questão dolorosa… Porquê, Tim Cook?
Deixa o teu comentário