A 24 de janeiro de 1984, há precisamente 40 anos, ocorria uma revolução no cenário tecnológico mundial: Steve Jobs transformava a computação pessoal ao lançar o Macintosh, o primeiro computador pessoal com um rato de fácil utilização e uma interface gráfica que, pela primeira vez, prometia trazer a "máquina" para o dia a dia do cidadão comum.
A partir do momento em que Steve Jobs, de fato preto e laço posto, revelou o Mac o panorama da tecnologia nunca mais foi o mesmo.
O anúncio no Super Bowl
O Super Bowl, além de ser um dos maiores eventos desportivos do mundo, mas principalmente nos EUA, é conhecido pelos impactantes anúncios no seu intervalo.
Steve Jobs, claro está, ciente do poder de anunciar algo durante este evento e, dois dias antes do lançamento oficial do Macintosh, o computador teve direito a um teaser no intervalo do Super Bowl.
O intrigante vídeo, dirigido por Ridley Scott, realizador de "Blade Runner", evocou um mundo distópico, seguindo a linha das previsões de George Orwell no seu romance clássico, "1984".
Embora nenhum nome fosse mencionado, a representação do todo-poderoso "Big Brother" foi uma referência à IBM, que dominava o mercado na época. O Mac foi simbolizado por uma atleta que lançava um martelo, destruindo o futuro totalitário representado no vídeo.
Poderoso e até portátil
A revista Newsweek, num artigo sobre o Macintosh original, descrevia-o como "a máquina mais poderosa, portátil e versátil que pouco dinheiro poderia comprar"
O primeiro Mac estava equipado com 128 kilobytes de espaço de memória, um milhão de vezes menos do que os MacBooks de última geração, mas, em apenas um ano, a Apple substituiu a versão de 128K pelo "Fat Mac", com 512K, oferecendo quatro vezes mais espaço.
Para um computador pessoal, o Mac era, na altura, um enorme investimento: 2495$ em 1984, equivalem a cerca de 7400$ atualmente. É verdade que a publicidade ajudou nas vendas, mas os custos da mesma, aliados aos de desenvolvimento, fizeram com que o preço planeado incialmente por Steve Jobs subisse 1000$.
Hoje em dia, os Macs vintage de 128K podem ser leiloados por até 2000$ e, em 2002, uma mera caixa de cartão que embalava um dos primeiros Macs foi adquirida por 536$ no eBay.
Três meses após o lançamento, a Apple tinha vendido 50 000 Macs, mas as vendas tomaram proporções incríveis após o lançamento do "Fat Mac", em outubro de 1984; segundo o historiador de tecnologia, Jeremy Reimer, até ao final desse ano, foram vendidas 372 000 unidades do modelo com mais capacidade.
Queres mais novidades da Apple? Tens tudo aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário