O método tradicional de submergir em arroz um iPhone que tenha caído à água, por exemplo, considerado por muitos uma solução rápida e eficaz, pode, na realidade, causar ainda mais danos ao iPhone, como indica um recente artigo de suporte da Apple sobre como lidar com um alerta de deteção de líquido.
Para além do arroz, a fabricante americana desaconselha igualmente o uso de objetos estranhos, como cotonetes, ar comprimido e fontes de calor, como um secador de cabelo.
O que fazer quando o iPhone está molhado?
A Apple recomenda que optes por soluções mais eficazes e seguras para lidar com a exposição à água, enfatizando a importância de seguires as práticas recomendadas para a manutenção da integridade e da funcionalidade do teu dispositivo. Se o teu iPhone ficar molhado, poderás receber um de dois alertas, dependendo se o smartphone tem uma entrada Lightning ou USB-C:
- “Líquido detetado no conector Lightning”: este aviso é apresentado se ligares um acessório Lightning ao iPhone que não carrega o iPhone e for detetado líquido;
- “Líquido detetado”: este aviso é apresentado se ligares um acessório USB-C ao iPhone e for detetado líquido.
A Apple sugere que seques gentilmente a entrada Lightning ou USB-C do teu iPhone batendo levemente com a mesma na mão, com o conector virado para baixo. Depois, deixa o teu iPhone e cabo, desligados, numa área bem ventilada durante, pelo menos, 30 minutos.
Se vires o alerta novamente, pode ser necessário deixares o iPhone e os cabos secarem por até 24 horas, caso contrário, corres o risco de danificar permanentemente o conector e, consequentemente, o iPhone.
Se realmente precisares de carregar o dispositivo, tens a opção de anular o aviso de deteção de líquido; no entanto, não é aconselhável. Ainda assim, o carregamento sem fios deverá funcionar, desde que verifiques se a parte de trás do teu iPhone está seca antes de o pores à carga na base.
É um facto que, ao longo dos anos, os iPhones têm-se revelado mais resistentes à água, porém, tal não significa que devas ignorar as práticas recomendadas pela fabricante. No caso de uma exposição inesperada à água, o melhor método é mesmo teres paciência e seguires estas diretrizes, a fim de tentares garantir a longevidade do teu iPhone.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário