Há vários anos que surgem rumores sobre possíveis Macs com ecrã tátil, mas a realidade é que estes já existem desde 1999.
Há 24 anos, uma empresa chamada Elo, através do programa da Apple Value Added Reseller, produziu e comercializou versões touchscreen do iMac G3, a fim de serem utilizadas como máquinas de quiosque. Recentemente, o Youtuber Michael MJD conseguiu um e fez um vídeo sobre isso.
Estes "ready-to-go tabletop kiosks" tinham a interface iTouch touch-on-tube da própria Elo, que, em vez de tecnologia de sobreposição, usava ondas acústicas de superfície para detetar o toque dos utilizadores.
Rumores de um iMac com ecrã tátil remontam a 2010, na altura alimentados por patentes da Apple e relatos de painéis sensíveis ao toque na cadeia de fornecimento da empresa. Todavia, no mesmo ano, Steve Jobs, pareceu acabar com tais rumores, afirmando que “as superfícies sensíveis ao toque não querem ser verticais”, referindo-se à fadiga do braço associada ao toque no ecrã.
Nos anos seguintes, o iPhone e o iPad estabeleceram-se como os produtos táteis da gigante da maçã, não havendo alterações na posição defendida por Steve Jobs. Mesmo em 2021, o chefe de engenharia de hardware da Apple, John Ternus, indicou que o Mac estava “totalmente otimizado para entrada indireta” e que a empresa não via nenhum motivo que justificasse uma mudança.
Apesar de longos anos de resistência, de acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, um novo MacBook Pro com ecrã OLED pode ser o primeiro Mac com touchscreen (desde 1999, claro está).
Queres saber as novidades da Apple? Tens tudo aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário