Já lá vão os tempos em que escolher um novo iPhone a comprar era fácil, tudo devido a uma simples razão: apenas havia uma escolha, pois só era lançado um modelo por ano. É certo que o equipamento do ano transato também poderia, por vezes, entrar na equação, mas as diferenças praticamente nulas entre gerações tornavam a escolha muito mais simples do que atualmente, com quatro modelos a surgiram em cada ano, já para não mencionar os que transitam da geração anterior e se mantêm nas prateleiras.
Com efeito, uma simples visita ao site da Apple permite verificar que, neste momento, existem oito iPhones diferentes à escolha... Desde grandes a pequenos, dos mais baratos aos mais caros, a variedade é maior do que nunca. Assim sendo, decidimos reunir num só local aquelas que podem ser as escolhas mais acertadas, tendo como base diferentes necessidades e tipos de utilização.
O melhor para a maioria: iPhone 13

Apesar de ser um modelo lançado no final de 2021, o iPhone 13 é a escolha mais inteligente para a maioria dos utilizadores em pleno 2023. Na verdade, este smartphone não perde em praticamente nada quando comparado com o seu sucessor, o iPhone 14, dado que até o chip utilizado é comum aos dois modelos. Para ajudar, o 13 é cerca de 100€ mais barato que o 14, e oferece uma experiência bastante completa ao utilizador: excelente performance, bateria equilibrada, capacidades de fotografia e vídeo elevadas, bom ecrã OLED, MagSafe, e tamanho dentro da média do desejado atualmente. A longevidade está também garantida, graças ao extenso suporte que a Apple é conhecida por oferecer. Resumindo: se procuram um iPhone com um equilíbrio geral muito alto, mas sem nenhuma especialidade de destaque, o 13 é a escolha certa.
O melhor topo de gama: iPhone 14 Pro ou 14 Pro Max

No último lançamento de novos iPhones a maioria das novidades ficou reservada apenas para os modelos Pro, como por exemplo o novo chip A16 Bionic e a Ilha Dinâmica em substituição do notch. Para quem quer o melhor dos melhores, seja por que motivo for, o 14 Pro ou 14 Pro Max são as únicas escolhas, tendo o utilizador apenas de escolher com que tamanho de ecrã se sente mais confortável. A performance destes smartphones é inigualável, a câmara, agora com 48 MP, é de topo em todos os aspetos, contam finalmente com always-on display e mantiveram a tecnologia ProMotion 120 Hz inaugurada nos seus antecessores. Se tens um orçamento ilimitado e não queres perder nada do que a tecnologia te pode oferecer, esta é a escolha certa.
O melhor de pequena dimensão: iPhone 13 mini

A Apple teve a (feliz) ideia de criar um modelo mini aquando do lançamento da gama 12, e movimentou essa ideia também para o ano seguinte, dando origem ao melhor smartphone de pequenas dimensões atualmente presente no mercado: o iPhone 13 mini. O seu ecrã de 5,4" transporta-nos para um tempo em que as fabricantes lutavam para ver quem conseguia criar o aparelho mais pequeno, situação totalmente contrária àquela a que assistimos hoje em dia. Infelizmente, a procura relativamente reduzida por este equipamento fez com que a Apple abandonasse a ideia na gama atual, e em vez de um 14 mini criou um 14 Plus, que na verdade também não está a vender como se esperava. Assim sendo, o 13 mini é a escolha certa para quem procura não só um iPhone pequeno, mas um smartphone pequeno no geral, dada a falta de opções do género verificada também no mundo Android. Este modelo partilha todas as características do já mencionado iPhone 13, mas faz com que as mesmas caibam num corpo que até nos esquecemos que estamos a carregar no bolso.
O melhor acessível: iPhone SE 2022

Para quem pretende ingressar ou continuar no mundo do iOS mas com o menor custo possível, o iPhone SE 2022 é a escolha certa. A gama SE sempre se pautou por oferecer equipamentos com características internas e performance atuais, mas com um design reciclado de modelos mais antigos. Efetivamente, quer o SE 2022 quer o SE 2020 partilham diversos componentes com o iPhone 8, apresentado em 2017. Apesar disso, há que destacar a presença do chip A15 Bionic, o mesmo utilizado em toda a gama 13 e nos atuais 14 e 14 Plus, logo a longevidade do SE 2022 está garantida por muitos e bons anos. Como pontos menos positivos temos o display LCD 16:9 de 4,7", e a autonomia reduzida para quem pretende dar um uso intensivo ao equipamento. Por outro lado, vemos no SE características que muitos equipamentos de gama média e preço semelhante, ou até mais alto, ainda não oferecem, tais como carregamento sem fio, som stereo, filmagem 4K a 60 fps, certificação IP67, e um processador de fazer inveja a muitos topos de gama.
O melhor em autonomia: iPhone 14 Plus

O iPhone 14 Plus veio ressuscitar esta designação, que estava ausente da gama da Apple desde o velhinho 8 Plus. Este smartphone é em tudo semelhante ao 14 "normal" (que poucas mudanças teve face ao 13, conforme já referimos), no entanto o seu tamanho extra possibilita a inclusão de uma bateria bem maior do que a utilizada nos seus irmãos menores, o que o torna no iPhone com melhor autonomia de sempre. O tamanho do ecrã (6,7") é partilhado com o 14 Pro Max, mas neste Plus não iremos encontrar a tecnologia ProMotion 120 Hz nem always-on display, o que contribui positivamente para a duração da bateria. Se procuras um iPhone que consiga passar o máximo de tempo possível longe da tomada, acabaste de o encontrar.