Quando será a apresentação do iPhone 16? Descobre aqui!

Numa semana em que a Apple acaba por apresentar valores recorde nos resultados do terceiro trimestre do seu ano fiscal, o iPhone 16 e seu evento de apresentação já em setembro parecem, mesmo assim, mais relevantes. 

Com efeito, vale a pena olhar para trás e tentar descodificar o momento em que o próximo grande evento da Apple terá lugar. Ora, nos últimos três anos, a Apple revelou os seus novos iPhone nas seguintes datas: 

  • Terça-feira, 12 de setembro de 2023 (iPhone 15)
  • Quarta-feira, 7 de setembro de 2022 (iPhone 14)
  • Terça-feira, 14 de setembro de 2021 (iPhone 13)
Renders do suposto iPhone 16

Essas datas estão, contudo, associadas ao Dia do Trabalhador, feriado nacional que ocorre nos Estados Unidos da América na primeira segunda-feira do mês de setembro, pelo que varia ano após ano. Em 2023, o evento ocorreu 8 dias após o feriado assinalado, tal como em 2021. Todavia, em 2022, os novos iPhone foram revelados dois dias depois do Dia do Trabalhador.

Assim, historicamente, a Apple tende a agendar o evento de lançamento do iPhone às terças e quartas-feiras, com preferência para as terças. Quando o Dia do Trabalhador coincide na mesma semana, o evento move-se para quarta-feira – para permitir um dia útil completo de intervalo antes do anúncio. 

Com um Dia do Trabalhador bastante madrugador no que ao mês de setembro deste ano diz respeito, logo no segundo dia do mesmo, o mais provável é que o evento dos iPhone 16 venha mesmo a acontecer na semana seguinte. Isto é, dia 10 de setembro, terça-feira. 

Renders do suposto iPhone 16 Pro e Pro Max

É improvável que o evento ocorra mesmo no dia 4, quarta-feira, devido ao início do ano letivo em algumas regiões, como na cidade de Nova Iorque, onde as escolas abrem portas a 5 de setembro. A Apple tende a evitar agendar o seu maior evento do ano quando muitas pessoas ainda estão a usufruir das suas férias de verão.  

Desse modo, se o iPhone 16 for anunciado a 10 de setembro, as pré-encomendas deverão dar início na sexta-feira seguinte, 13 de setembro. Consequentemente, os dispositivos serão enviados até sexta-feira, dia 20 de setembro. Isto claro, seguindo as tendências até aqui vistas. 

Em suma, e assumindo que é esse o cenário a nível de datas, espera-se que o evento apresente os novos iPhone 16 e 16 Plus, a par dos dois modelos Pro habituais. Haverá novas cores para os iPhones, ecrãs maiores, processadores mais potentes e, felizmente, suporte à Apple Intelligence em todos os modelos – ainda que não na União Europeia.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: