Se tens um Mac mini, iMac, ou MacBook Air, há grandes possibilidades de que a maioria do teu trabalho gire em torno apenas de e-mails, navegação na internet, ou até processamento de texto, mas isso não significa que não tenhas de ser produtivo à mesma. E neste artigo vamos ajudar-te a descobrir recursos “escondidos” que podem potencializar de forma notável a tua produtividade.
Bloqueio rápido de ecrã
![Ecrã de bloqueio do macOS](https://www.ifeed.pt/content/images/2022/07/Captura-de-ecr--2022-07-11---s-12.28.37.png)
Caso necessites de deixar o teu Mac sozinho por alguns minutos, e por forma a manter a privacidade no teu computador, há uma forma rápida de bloqueá-lo; para isso, basta premir no botão Touch ID (nos Macs com o leitor de impressão digital) ou Control + Command + Q (nos Macs sem Touch ID) e o ecrã vai bloquear imediatamente.
Atalhos de texto e substituições
![](https://www.ifeed.pt/content/images/2022/07/Captura-de-ecr--2022-07-11---s-12.30.47.png)
Se costumas digitar a mesma frase muitas vezes, é possível criar um atalho no macOS para evitar a escrita repetitiva. Para isso, acede às Preferências do Sistema > Teclado > Texto. No botão “+” é possível escrever o texto que desejas substituir. Por exemplo, ao escreveres "FDS" automaticamente o texto poderá ser substituído por "fim de semana", ou algo do tipo.
Acesso rápido ao painel de Emojis
![Painel e emojis do macOS](https://www.ifeed.pt/content/images/2022/07/Captura-de-ecr--2022-07-11---s-12.32.19.png)
Emojis são uma das formas mais rápidas de comunicação do século, por isso, muitas vezes convém utilizá-los. Eles podem dar um toque final acrescentando entonação a sentenças e até tornando mais interessante as tuas conversas. Para teres acesso rápido ao painel de emojis do macOS, basta premires na tecla do globo.
Ícones personalizados em pastas
![](https://www.ifeed.pt/content/images/2022/07/Captura-de-ecr--2022-07-11---s-12.34.54.png)
Utilizar um ícone personalizado pode ajudar-te a identificar o conteúdo de uma pasta sem a necessidade de abri-la, o que acaba poupando alguns segundos no fluxo de trabalho.
Para isso, encontra um ícone utilizando o Google – de preferência em formato PNG com o fundo transparente, ou podes utilizar a ferramenta varinha mágica para selecionar o background e apagá-lo em Editar > Cortar – salva a imagem no teu Mac e abre-o no Pré-visualização.
Após isso, prime Command + C para copiá-la, seleciona a pasta que desejas alterar o ícone e com um clique secundário, acede à opção Informações. Seleciona o ícone da pasta e prime Command + V, e pronto, terás a tua pasta personalizada.