Para nós, portugueses, que não temos qualquer tipo de ligação à história dos Estados Unidos, o nome John Appleseed não nos diz rigorosamente nada. Mas já nos passou o seu nome pela frente várias vezes quando se fala da Apple.
No contexto da Apple, o nome John Appleseed nada tem a ver com a personagem histórica dos Estados Unidos, este foi o pseudónimo usado por Mike Markkula quando trabalhou na empresa.
John Appleseed - pseudónimo de Mike Markkula (antigo CEO da Apple)
Somos uma geração mais recente, e todos nós conhecemos apenas dois CEOs da Apple, Steve Jobs e Tim Cook. Mas Armas Clifford 'Mike' Markkula, Jr. foi o segundo CEO da empresa da maçã.
Este homem (ainda vivo ao momento da redação do artigo) foi um business angel para Jobs e Wozniak quando procuravam investidores para a construção do Apple II. A função de um business angel, para além de investir, é orientar com os seus conhecimentos e experiência. Desta forma, Steve Jobs e Steve Wozniak encontraram em Markkula um "professor" que os orientou no percurso de desenvolvimento da empresa.
Se Markkula não tivesse feito o investimento inicial de 250.000 dólares naquela época, provavelmente hoje a empresa não teria tomado o rumo que tomou. Sim, é verdade que a empresa poderia ter encontrado outro financiamento, mas teria sido a mesma coisa? Estes pequenos detalhes de construção de percurso deixam-nos a pensar se o rumo da história teria mudado se estas pessoas praticamente anónimas não tivessem surgido nos momentos certos.
Como Markkula se tornou um sócio da empresa, durante a década de 80, para os seus testes de software, ele apropriou-se do nome "John Appleseed". A ideia era extremamente simplista: organização. Apenas isso, a simples organização.
Markkula usava o seu nome verdadeiro para projetos pessoais e "John Appleseed" para projetos relacionados com a Apple.
Atualmente, com 82 anos, completados a 11 de fevereiro, Markkula nada tem a ver com a empresa de Tim Cook; contudo, o seu nome de "código" tem sido apresentado nas Keynotes da empresa como um utilizador padrão dos dispositivos. Este "John Appleseed" também pode ser encontrado em manuais de utilizador da Apple para exemplificar um utilizador.
Tudo isto é mais um daqueles detalhes, quase minimalistas, que a Apple se dá ao trabalho de manter na memória da empresa e dos utilizadores.
Queres saber tudo e mais alguma coisa sobre a Apple? Fica pelo iFeed:
Deixa o teu comentário