O Vision Pro, headset de realidade mista da Apple, foi um dos produtos que mais curiosidade suscitou no seio da comunidade de fãs da empresa. Algumas dúvidas já começam a ser respondidas, mas as próximas semanas vão ser um poço de informações intermináveis sobre o gadget.
Uma das questões que surgiu durante a apresentação do Vision Pro foi: Então e quem usa óculos? Devido ao seu formato, o headset não é compatível com a utilização simultânea de óculos graduados, mas a Apple tem uma solução para aqueles cujo este adereço é extremamente necessário para o seu dia-a-dia.
A Apple estabeleceu uma parceria com a Zeiss para oferecer lentes óticas que podem ser personalizadas de acordo com a prescrição médica de cada pessoa. Estas lentes serão fixadas magneticamente no Vision Pro, permitindo uma visualização precisa e o mapeamento ocular, se é que se pode chamar assim, mapeamento ocular. As últimas horas trouxeram-nos palavras e conceitos novos que ainda estamos a aprender a lidar com eles.
Ainda não existem informações sobre o custo das lentes prescritas da Zeiss, mas a Apple afirma que os acessórios de correção visual serão vendidos separadamente. O que faz todo o sentido pois tem de ser personalizado para cada um dos utilizadores.
Os utilizadores de óculos precisarão de uma receita válida para adquirir as lentes prescritas e nem todas as prescrições serão suportadas, o que pode limitar a utilização do headset a algumas pessoas. Não vejo isto a ser implementado tão rapidamente em Portugal, o principal segmento será os Estados Unidos e não consigo imaginar uma ótica em Portugal a vender lentes para o Vision Pro, pelo menos para já.
O Apple Vision Pro está previsto chegar ao mercado americano no início de 2024, pelo valor de 3499 dólares.
Deixa o teu comentário