Recentemente, a Apple anunciou, de forma surpreendente, que vai adotar o protocolo RCS (Rich Communication Services) em 2024, fazendo um upgrade às mensagens de texto. A surpresa deve-se às constantes recusas da fabricante americana face à pressão exercida pela Google quanto à adoção deste sistema.
O RCS é um protocolo de comunicação desenvolvido pela GSM Association e uma das bandeiras da Google. Muito resumidamente, é uma melhoria do sistema SMS (Short Messaging Service)/MMS (Multimedia Messaging Service), ou seja, as tuas mensagens de texto para utilizadores de smartphones que não sejam iPhones, vão passar a estar integradas no padrão RCS.
Funcionalidades do RCS
- Suporte para fotos e vídeos de maior resolução;
- Suporte para ficheiros maiores, assim como a sua partilha;
- Mensagens de áudio;
- Reações de emoji multiplataforma;
- Indicadores de digitação em tempo real;
- Indicação de visualização das mensagens;
- Capacidade de enviar mensagens por Wi-Fi sem custo;
- Conversas de grupo melhoradas;
- Maior segurança: a versão de RCS da Google tem encriptação de ponta a ponta, que a Apple não pretende usar. Em vez disso, a Apple trabalhará com a GSMA para desenvolver uma forma mais segura de encriptação, incorporada nativamente no RCS;
RCS e iMessage
O RCS funciona paralelamente ao iMessage e não o substitui. O iMessage continua a ser o sistema de mensagens padrão para utilizadores de iPhone e outros dispositivos do ecossistema Apple.
Quanto à diferenciação de cores nas bolhas de texto, não haverá alterações.
O que o RCS significa para os utilizadores de iPhone
Se tiveres familiares ou amigos com dispositivos Android, vais notar melhorias em alguns entraves e frustrações inerentes à troca de mensagens fora do ecossistema Apple.
As conversas de grupo terão menos bugs e não haverá as mesmas limitações no tamanho de fotografias e vídeos que levam a que ficheiros media não sejam enviados. As reações de emojis terão o seu equivalente em dispositivos Android e as indicações de visualização, assim como as de digitação, deixarão de ser funcionalidades exclusivas do iMessage.
Não há motivos de preocupação para os utilizadores de iPhone, mas apenas expectativa de melhorias.
Encriptação
A implementação do RCS no Google Messages suporta encriptação de ponta a ponta nos dispositivos Android, mas a Apple vai adotar o Perfil Universal de RCS criado pela GSMA - e não uma versão modificada pela Google. As mensagens RCS serão mais seguras, porém não terão encriptação de ponta a ponta como o iMessage até a fabricante americana fazer updates ao modelo padrão.
RCS em Portugal
Em Portugal, todas as operadoras já suportam o RCS, portanto, quando a Apple o introduzir, no próximo ano, não deverá haver atrasos para os utilizadores de iPhone em território português.
Porque é que a Apple vai adotar o protocolo RCS?
Desde 2022 que a Google tem pressionado cada vez mais a Apple a implementar suporte para o RCS, através de campanhas nas redes sociais, anúncios e até painéis publicitários.
Apesar de, em setembro de 2022, Tim Cook ter afirmado que a adoção do RCS não era uma prioridade para a gigante de maçã, a Apple tem recebido algum escrutínio em relação à App Store, ao iMessage e outras tecnologias de que é proprietária. Adotando o RCS, a fabricante americana mostra abertura quanto ao suporte da interoperabilidade de dispositivos.
Além disso, na União Europeia, estão a ser desenvolvidas leis que forçariam a Apple a fazer alterações no iMessage, disponibilizando-o noutras plataformas, com a finalidade de os utilizadores não estarem presos aos seus dispositivos. Com o RCS, o iMessage vai deixar de ter as vantagens que apresentava em relação ao SMS/MMS.
A adoção do RCS por parte da Gigante de Cupertino está planeada - e anunciada - para 2024 e, em princípio, deverá efetivar-se apenas no final do ano, acompanhando, talvez, o iOS 18; todavia, não há qualquer certeza em relação à data.
Tudo o que precisas de saber sobre a Apple está aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário