(REVIEW) Apple Watch Series 10 - Aperfeiçoado, apenas e só isso
O Apple Watch Series 10 foi apresentado há umas semanas, e, desde já, devo dizer que é um modelo extremamente elegante, mais fino que as versões anteriores, o que é um ponto positivo.
Por ser um relógio tão aperfeiçoado, seria fácil pensar que comprar este equipamento era uma escolha certa. Porém, não é bem assim. Segue a análise, ponto por ponto.
Ecrãs monumentais? Uma hipérbole da Apple
No entanto, e em jeito de disclaimer, na prática, a diferença na espessura não traz um grande impacto no uso diário. Quando colocamos o relógio no pulso, comparado com o modelo anterior (no meu caso, o Series 4), não é fácil notar a diferença de espessura. Apesar de ser mais fino e, teoricamente, mais leve, para quem já usa um relógio no pulso, essa diferença não é tão percetível.
Além disso, o novo Apple Watch vem com opções de ecrãs maiores, agora de 42 mm ou 46 mm. Embora o design do ecrã tenha sido mantido, essas novas opções de tamanho são interessantes, mas não revolucionárias.
As mesmas funcionalidades do modelo do ano passado?
Quanto às funcionalidades, cumpre o que promete. Com o Series 10, podes receber notificações, utilizar aplicações, monitorizar a saúde e o sono, medir a profundidade em que estás submerso e outras funções que já existiam em modelos anteriores.
E aí está o problema! Muitas dessas funções já estavam presentes no Series 9, no Ultra 2, e até em modelos mais antigos, como o Series 7, 6, ou até 5. O grande destaque da Apple este ano está na capacidade do relógio de detetar apneia do sono, o que é relevante, considerando que milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com essa condição sem saber.
Contudo, essa função também está disponível no Series 9 e no Ultra 2, o que me faz questionar se vale a pena adquirir o Series 10, especialmente para quem já possui um relógio mais recente.
No meu caso, por exemplo, tenho um Apple Watch com seis anos, e não vejo necessidade de trocar por este novo modelo. Embora seja o relógio mais bonito e elegante da Apple até agora, com uma nova opção de cor preto brilhante em alumínio, algo antes exclusivo das variantes em aço inoxidável ou titânio, essa nova aparência não justifica uma troca imediata, a menos que seja este o teu primeiro Apple Watch.
Se já tens um Apple Watch Series 7, 8, 9 ou Ultra, provavelmente não notarás grandes diferenças que justifiquem o investimento. E por falar em investimento, ainda que os modelos antigos (e novos) sejam compatíveis no que concerne às braceletes dos mesmos, há uma particularidade que podes descobrir aqui, principalmente se tens um Series 3 (ou anterior).
Do mesmo modo, se estiveres a usar um modelo mais antigo, como o meu, algumas funções podem ser mais atrativas, como a possibilidade de digitar diretamente no teclado do ecrã do relógio, o que facilita responder mensagens no WhatsApp ou iMessage. Essa funcionalidade é excelente, especialmente no modelo de 46 mm, e ajuda a poupar o tempo de tirar o telefone do bolso.
A duração da bateria é outro ponto positivo. O Series 10 carrega até 80% em cerca de 30 minutos, e a carga completa pode durar até dois dias, mesmo com uso intenso. Este é um destaque em relação aos modelos anteriores, além de sua maior finura, o ecrã maior, a capacidade de deteção de apneia do sono e o design mais quadrado e elegante.
Conclusão
O Apple Watch tem evoluído de forma discreta ao longo dos anos, tornando-se cada vez melhor. Se essas melhorias te convencem, então este é o relógio para ti. Principalmente se tiveres um modelo muito antigo (um dos primeiros modelos até ao Series 3) ou estiveres a comprar um relógio da Apple pela primeira vez.
Caso contrário, talvez não seja o momento ideal para trocar. Mesmo após uma semana de uso do Series 10, não sei se será suficiente para convencer-me a trocar o meu relógio antigo por um novo imediatamente.
Esta review só foi possível graças ao apoio da CeX - We Buy. A CeX é um dos principais parceiros do iFeed, uma marca reconhecida mundialmente, onde é possível comprar e vender uma ampla gama de produtos, incluindo smartphones, computadores, consolas de jogos e videojogos, sempre a preços competitivos. Para explorares o vasto catálogo da CeX, visita o site pt.webuy.com. Obrigado à CeX pelo apoio na realização deste conteúdo!