• Home
  • Reviews
  • Review: Hama Webcam C-800 Pro Ringlight QHD
Review: Hama Webcam C-800 Pro Ringlight QHD
Nuno Rocha

Review: Hama Webcam C-800 Pro Ringlight QHD

Se houve algo que todos aprendemos com a pandemia, foi que em determinadas profissões é mesmo possível o teletrabalho, nem que seja apenas alguns dias da semana.

Nesse contexto são inevitaveis as habituais reuniões no FaceTime, no Zoom, no Skype, entre outras. As mesmas aplicações são usadas para reuniões familiares à distância, encontros com entes queridos que os quilometros separam.

Obviamente que o smartphone desempenha um papel fulcral em todas estas comunicações, porém as seis polegadas do ecrã revelam-se curtas, especialmente quando nestas reuniões existem mais do que dois intervenientes.

Nestes casos, é normal optar-se por um computador, fixo ou portátil. No caso de um computador fixo, vulgo desktop, uma Webcam é essencial. Já no caso de um portátil, apesar de terem quase sempre uma webcam incorporada, a sua qualidade deixa em muitos casos a desejar. Há ainda os que, como eu, em casa fecha o portátil e o liga a um monitor, inviabilizando a utilização da camara do MacBook.

Para casos como estes, entre outros tipos de utilização, estou a testar a Hama Webcam C-800 Pro Ringlight QHD.

Características Gerais e Design

A Hama Webcam C-800 Pro Ringlight QHD tem-se revelado uma agradável supresa. Como o próprio nome indica esta webcam está equipada com um útil anel de luz que providencia uma iluminação mais homogénea. Esta luz é ativada com um simples toque no topo da câmara. Repetindo o toque percorremos as três tonalidades disponíveis desde a branca mais fria, uma intermédia e outra mais amarelada, logo mais quente. A intensidade pode também ser regulada, depois de selecionar a cor pretendida com um simples tocar e segurar, igualmente no topo da câmara, a intensidade aumenta, ou diminiu repetindo o processo. Este Ringlight é particularmente útil se o ambiente que te rodeia não tiver muita luz, este anel facilitará o Auto-Foco, este último, disponível de forma automática.

A resolução é um ponto importante e esta Hama Webcam C-800 Pro disponibiliza até 1440p Quad HD. Obviamente que isto está sempre sujeito à resolução possível na aplicação que estás a usar, a C-800 Pro também trabalha a 720p HD e 1080p FHD.

Outro fator que me agrada bastante nesta webcam é o controlo remoto que vem incluído na caixa. De utilização prática e simples permite fazer zoom na imagem, centrar o alvo do zoom, para a direita, esquerda, bem como para cima e para baixo. Para além disso o controlo remoto permite ativar ou desativar a imagem e o audio.

Ainda não tinha chegado a essa parte, sim a Hama Webcam C-800 Pro Ringlight QHD possui um microfone stereo incorporado, de qualidade muito satisfatória para o fim que foi concebido.

A câmara tem tamanho reduzido e cabo USB-A integrado com 1.8 m de comprido. Os diversos mecanismos disponíveis pertmitem uma panóplia de posições para a webcam, incluindo a rotação a 360º. Isto sem esquecer a rosca de 1/4'', que permite que seja montada num qualquer tripé, por exemplo.

Para todos aqueles que prezam a sua privacidade, a Hama desenvolveu um prático sistema magnético, que te permite ter uma espécie de tampa íman na frente da lente. Quando pretenderes usar a câmara é só retirar o íman e colocá-lo no local apropriado na traseira da mesma. É um sistema interessante que fisicamente garante que não sejas espiado por eventuais intrusos (piratas informáticos, etc.).

Conclusão

Há já algumas semanas que tenho vindo a utilizar a Hama Webcam C-800 Pro Ringlight QHD na gravação das versões vídeo do Podcast iFeed Talks, disponíveis no Youtube e nas redes sociais do iFeed.

Sendo que a plataforma que usamos para o stream de vídeo limita a qualidade a HD720, tenho a dizer que fiquei bastante surpreendido pela qualidade da câmara e hoje posso dizer que sou fã do anel de luz. Gravo habitualmente em ambiente com pouca luz e o anel é de facto preponderante na redução do grão na imagem.

O comando à distância é também bastante útil porque ajuda a centrar a nossa imagem no ecrã, graças à função zoom, isto sem perda de qualidade.

Nuno Rocha profile image Nuno Rocha
Publicado a
Reviews