Fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter num setup.
Fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter

Fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter review

Escrito por
9 minutos de leitura

As fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter são uma ótima opção para quem procura uma iluminação inteligente, seja para um setup, para uma sala de estar, ou para qualquer divisão da casa. Este tipo de solução, combina bem com os mais variados tipos de decoração, é mais sustentável e consome menos energia.

Desse modo, podes tornar a iluminação da tua casa mais moderna, prática, confortável, concedendo um ambiente mais recetivo, elegante e sofisticado à decoração, deixando o lar ainda mais aconchegante.

Caixa com uma Fita LED inteligente Nanoleaf Essentials Matter de 2 metros.
Caixa com uma Fita LED inteligente Nanoleaf Essentials Matter de 2 metros.

À semelhança das lâmpadas inteligentes Nanoleaf Essentials Matter E27, as fitas LED também são uma opção muito interessante no mercado da iluminação inteligente, tendo em consideração o seu custo/benefício, isto é, um preço acessível, mas sem descurar as boas funcionalidades de outros produtos da marca.

As fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter também são de fácil configuração, pois usam o protocolo Matter e funcionam sobre a rede mesh Thread, tornando-as compatíveis com várias plataformas de casa inteligente. O conceito de fitas LED, já não é novo, porém as da Nanoleaf elevam este tipo de iluminação a outro patamar.

Visão geral das fitas LED Nanoleaf Essentials Matter

Assim como as lâmpadas, as quais já aqui escrevi, as fitas LED inteligentes Essentials Matter, também são compatíveis com várias plataformas de casa inteligente, a saber, Apple HomeKit, Google Home, Samsung SmartThings ou Amazon Alexa. Além disso, são extremamente fáceis de configurar e possuem o seu próprio controlador que pode ser colado numa parede ou noutra superfície.

Todos os itens que vêm na caixa das fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter
Fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter

Contudo para extraíres todo o potencial destas fitas LED inteligentes terás que utilizar um hub com suporte à rede Thread. Se por acaso não tens nenhum equipamento ou hub com suporte ao Thread, a conectividade Bluetooth pode ser suficiente. Apesar disso, ao executares comandos por via Bluetooth existirá uma latência maior até a obtenção do resultado, quando comparado com a rede Thread.

Nesse sentido, para tirares o máximo proveito das fitas inteligentes da Nanoleaf na aplicação HomeKit por intermédio do protocolo Matter, terás que ter um Thread border router dedicado ou então um HomePod mini, HomePod de 2ª geração, ou então uma Apple TV 4K de 2ª e 3.ª geração com Wi-Fi + Ethernet.

Especificações técnicas

Fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter
Comprimento 2 metros
Largura 1,5 cm
Cores 16 milhões
Brilho médio 2000 lúmens
Brilho máximo 2200 lúmens
Potência 23 W (2 metros)
Canal de cores RGBCW
Tipo de conecção Matter, Thread, Bluetooth
Vida útil 15 mil horas

Design das fitas LED Nanoleaf Essentials Matter

O design das fitas LED Nanoleaf Essentials Matter estão em linha com outros produtos semelhantes existentes no mercado. Existem dois tipos de pacotes, um de 2 metros e outro de 5 metros, e ainda a possibilidade de expansão com mais fitas LEDs.

Podes adicionar expansões de 1 metro cada à fita LED principal de 2 metros, perfazendo um total recomendado de 10 metros de fita. A partir dessa medida, até poderás adicionar mais expansões, só que o brilho das fitas LED será prejudicado. Assim como outros produtos de iluminação Nanoleaf, na traseira das fitas LED inteligentes, há uma fita adesiva de dupla face para a colar nas superfícies desejadas.

Controlador das fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter
Controlador das fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter

O controlador integrado na fita LED Nanoleaf, tem como principais funções, ligar/desligar, alternar as cores e aumentar ou diminuir a intensidade da luz. Não é possível alterar cenas com esse controlador. Para esse efeito tens que recorrer à aplicação dedicada da Nanoleaf.

A fita LED tem um cabo de 14,48 cm com uma ligação de 6 pinos que é conectada ao controlador. Este por sua vez, liga-se ao cabo de alimentação e ao adaptador de corrente. Se necessário, é possível cortares a fita LED inteligente depois de medires a superfície desejada. Logicamente que não podes cortar em qualquer lugar. A fita inteligente da Nanoleaf tem um ícone de tesoura nos sítios certos onde podes cortar, com intervalos de 33 cm.

Local onde podes cortar as fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter
Local onde podes cortar as fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter

Desempenho e funcionalidades

O desempenho da iluminação das fitas LED inteligentes da Nanoleaf, é muito competente e as tonalidades mais claras, são suficientes para iluminar bem um ambiente. No geral, os LEDs da fita são bastante brilhantes, contudo, há um pequeno senão. Apenas uma cor é exibida de cada vez, logo não é possível teres efeitos de cores diferentes nos ambientes onde tenhas instalado as fitas LED.

Para tirares o máximo de proveito das fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter no teu dispositivo móvel, seja ele iPhone com o Apple HomeKit, ou outro, terás que ter um hub inteligente que tenha suporte à rede Thread e ao protocolo Matter. Eis a lista de dispositivos inteligentes que são compatíveis com o protocolo Matter e que também funcionam como Thread border router:

• Nanoleaf Shapes.
• Nanoleaf Lines.
• Nanoleaf Elements.
• Apple HomePod mini.
• Apple HomePod 2ª geração.
• Apple TV 4K de 2ª e 3ª geração WiFi + Ethernet de 128 GB:
• Google Nest Wifi Pro com Wi-Fi 6E.
• Nest Hub de 2ª geração.
• Nest Hub Max.
• Amazon Echo de 4ª geração.
• Samsung SmartThings Station.
• Samsung SmartThings 2018 Hub (IM6001-V3P01)
• Aeotec Smart Home Hub.

Se optares por controlares as fitas LED inteligentes por Bluetooth, fica a saber que para um melhor desempenho, o número ideal de fitas ligadas por Bluetooth é de 5, embora esse limite possa variar de acordo com o dispositivo móvel e os dispositivos Bluetooth conectados no momento. O número de fitas LED emparelhadas via Thread é ilimitado, porém o desempenho pode diminuir em grandes redes com mais de 20 dispositivos ligados.

Se possuis algum equipamento Apple, ou outro, com Thread border router incorporado, com suporte ao protocolo Matter e conectaste as fitas LED inteligentes da Nanoleaf, perceberás que as luzes responderão de forma imediata aos comando executados na aplicação de casa inteligente.

As fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter têm cores bastante brilhantes
As fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter têm cores bastante brilhantes

Caso contrário, se ligaste a fita LED inteligente por Bluetooth, as luzes da fita levarão mais tempo a responder aos comandos, ainda que estejas dentro do raio de alcance. É um pouco frustrante, mas a limitação não é da fita LED Nanoleaf. Ainda assim, os comandos embora atrasados, nunca falharam.

Outro recurso muito interessante é a possibilidade de sincronizares as cores da fita LED inteligente da Nanoleaf com o conteúdo que está a ser reproduzido num monitor ou televisão. Este recurso é conhecido como ambilight, (nome dado pela Philips) e é sem sombra de dúvida uma das funcionalidades que mais aprecio. Nota que esta funcionalidade só é possível se tiveres as fitas LED conectadas a um dispositivo Thread. Se as controlares por Bluetooth, não tens acesso ao ambilight.

Configurar na aplicação Casa (Apple)

A configuração das fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter seguem a mesma mecânica que outros produtos da marca. Além de serem compatíveis com várias plataformas de casa inteligente, também são de fácil configuração. No caso de dispositivos Apple, estes são os passos necessários para adicionares as fitas LED inteligentes da Nanoleaf à app Casa do iPhone:

• Abre a aplicação Casa.
• No canto superior direito toca em +.
• Adicionar acessório.
• Usa a câmara para ler o código QR da lâmpada.
• Aguarda algum tempo até que o acessório seja adicionado à app.

Embora o processo de adicionar acessórios ao Apple HomeKit seja bem simples, retém uma vez mais este detalhe importante: para adicionares as fitas LED Nanoleaf Essentials Matter ou qualquer outro acessório com protocolo Matter à aplicação Casa da Apple, terás que ter um dos seguintes dispositivos com suporte ao Thread:

• HomePod mini.
• HomePod de 2ª geração.
• Apple TV 4K de 2ª e 3ª geração com Wi-Fi + Ethernet.
• Thread border router dedicado.

Tal como expliquei na análise das lâmpadas inteligentes Nanoleaf Essentials Matter E27, se optares por um hub Thread border router dedicado há limitações impostas pela Apple e pela Google que estão a dificultar a vida a várias fabricantes deste tipo de equipamentos para casa inteligente, e a consequência é algumas dificuldades nas configurações iniciais por intermédio dum Thread border router.

Mas também é verdade que essas dificuldade estão a ser ultrapassadas aos poucos, veremos cada vez mais dispositivos Matter e Thread a inundar o mercado e a oferecer uma experiência de configuração mais simples e eficaz. Seja como for, se pretendes adquirir esta fitas LED inteligentes da Nanoleaf, certifica-te que tens um hub dedicado compatível da própria Nanoleaf, ou então um dispositivo Apple com suporte ao Thread.

Se já tens algum dos produtos Nanoleaf listados na figura abaixo, há boas notícias para ti. A compatibilidade Thread também está disponível nos Nanoleaf Shapes, Nanoleaf Lines e Elements. Desse modo, já os poderás adicionar ao Apple HomeKit sem problemas.

Configurar na aplicação Nanoleaf

Como em qualquer outro produto Nanoleaf, a aplicação da marca tem várias funcionalidades essenciais para o uso dos seus produtos. Com as fitas LED inteligentes não é diferente.

Recursos como configurar um rede Thread nas definições da aplicação, ou a atualização da firmware estão disponíveis na app, e é através dela que também podes criar ou fazer download de cenas feitas por outros utilizadores. Com efeito, a fita LED alterna entre cores, com diferentes opções de transições disponíveis. Além do mais, podes partilhar qualquer cena que criaste, disponibilizando-a para download para outros utilizadores da Nanoleaf.

As fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter podem ser utilizadas em qualquer cenário da casa.
As fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter podem ser utilizadas em qualquer cenário da casa.

A iluminação circadiana também está disponível nas fitas LED inteligentes Nanoleaf com as cores das luzes a adequarem-se à hora do dia na tua localização de forma automática. A aplicação dedicada suporta os comandos de voz da Siri, Google Assistente e Amazon Alexa.

Podes usar a app Nanoleaf para ligares e desligares as fitas LED inteligentes, controlar o brilho, agrupar por casa e divisão, e controlar todas as fitas numa divisão. A aba Horários da app permite-te automatizar a iluminação da tua casa, como por exemplo, desligar as luzes à noite, e ligar as luzes de manhã.

Preço e disponibilidade

As fitas LED inteligentes Nanoleaf Matter Essentials estão disponíveis para venda no site oficial da marca pelo preço de 49,99 € (2 metros), ou então um pack de 5 metros por 79,99 €. A expansão de 1 metro tem um custo de 19,99 €.

Adicionalmente, podes adquirir as fitas LED Essentials HomeKit pelo valor de 49,99 € (2 metros). Estas últimas, são específicas para usar no Apple HomeKit, sem necessidade de qualquer dispositivo extra com tecnologia Thread, embora também funcione por Thread. A expansão de 1 metro para HomeKit também tem um custo de 19,99 €, ou 29,99 € por 2 metros.

Conteúdo da caixa

• 2 metros de fita LED inteligente Nanoleaf Essentials Matter.
• Adaptador de corrente com o respetivo cabo de alimentação.
• Controlador com o Código QR e o número (Matter) para emparelhamento.
• Manual do utilizador.

As fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter valem a pena?

Embora o mercado esteja inundado com produtos do género, a realidade é que poucos superam ou chegam perto do que as fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter oferecem. E tendo em conta todas as funcionalidades que oferecem vs o preço que custam, é difícil não recomendar este produto.

Funcionalidades como o ambilight, excelentes cores e iluminação, a compatibilidade com o protocolo Matter e rede Thread já são argumentos mais que suficientes para recomendar estas fitas LED inteligentes da Nanoleaf.

Além do mais, a compatibilidade com várias plataformas de casa inteligente é uma vantagem para o futuro, pois mesmo que queiras mudar de plataforma, poderás voltar a usar as fitas LED da Nanoleaf, isto claro, com recurso ao Thread e ao Matter

fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter
Fitas LED inteligentes Nanoleaf Essentials Matter

Se eventualmente não tens um router ou dispositivo Apple com Thread, mesmo assim recomendo as fitas LED inteligentes da Nanoleaf para usar via Bluetooth. Claro que a diferença do Thread para o Bluetooth, é notória. O primeiro oferece um melhor alcance, responde muito mais rápido aos comandos e também tens o controlo de todos os acessórios compatíveis fora de casa. Com o Bluetooth, só localmente.

Mesmo assim, há muitos recursos interessantes dentro da app Nanoleaf e que fazem esta fita LED inteligente uma boa opção a ter em conta. Assim que tenhas um dispositivo com suporte à rede Thread, terás acesso a todas as ferramentas mais avançadas.

Prós e contras

Pontos positivos

• Preço acessível para o conjunto total de funcionalidades.
• 16 milhões de cores brilhante e profundas.
• Protocolo Matter e suporte ao Thread.
• Compatível com várias plataformas de casa inteligente.
• Configuração de cenas.
• Tecnologia ambilight.

Pontos negativos

• Necessidade de um hub Thread (Apple ou outro) para conexão ao Apple HomeKit.
• Aplicação Nanoleaf não tem tantos recursos quando comparada com outras plataformas de casa inteligente.
• Exibição de apenas uma cor de cada vez.


Ajuda o iFeed a crescer partilhando este artigo nas redes sociais!
O link foi copiado!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...
Pedro Henrique Carvalho / / 3 minutos de leitura

TV da Apple? Será a melhor e mais cara do mercado (Opinião)

Pedro Henrique Carvalho / / 1 minuto de leitura

Apple disponibiliza nova versão do iOS 18.1.1 e não só!

André Fonseca / / 2 minutos de leitura

Apple quer desengavetar projeto antigo de Steve Jobs

Pedro Henrique Carvalho / / 1 minuto de leitura

iPhone SE 4 deverá chegar ao mercado em março de 2025