O Apple Watch é o fiel companheiro dos utilizadores de iPhone e sabemos que a Saúde é um dos grandes focos da gigante de Cupertino.
Neste artigo descrevo como o smartwatch da Apple te ajuda a manter saudável em vários aspetos.
Audição
Quando passas por um sítio com muito ruído, o teu Apple Watch lança um alerta através da aplicação nativa para teres em atenção a quão prejudicial é o ruído que te rodeia.
Esta aplicação está em constante monitorização do ruído do ambiente onde te encontras para te conseguir alertar a tempo e evitar danos à tua audição.
Esta monitorização também se aplica aos momentos em que ouves música muito alto, receberás um alerta e o volume é automaticamente reduzido para o teu bem.
Saúde cardiovascular
O Apple Watch possui funcionalidades que te ajudam a controlar a Saúde do coração.
Uma das funcionalidades mais antigas corresponde à medição do ritmo cardíaco, que tem vindo a melhorar de ano para ano. Hoje, consegues ver um relatório completo e intuitivo de como o teu coração se comporta em diferentes cenários do quotidiano.
Outra funcionalidade que surgiu pela primeira vez no Apple Watch Series 4 é a possibilidade de efetuar um eletrocardiograma, com informações detalhadas e o mais precisas possível para um relógio inteligente.
A partir do Apple Watch Series 6 tens a possibilidade de medir a concentração de oxigénio no teu sangue. Esta funcionalidade surgiu principalmente devido à pandemia de COVID-19 que ainda hoje persiste.
Deteção de quedas
Talvez a funcionalidade que destaca o Apple Watch dos demais no mercado dos smartwatches. A deteção de quedas já salvou milhares de vidas e por isso está entre as mais importantes.
Esta funcionalidade caracteriza-se por detetar a tua queda, mostrando um ecrã temporário que permite responder se estás bem, ou contactar os serviços de emergência caso não respondas.
Os serviços de emergência vão receber a comunicação do Apple Watch e a tua localização à altura do acidente.
Lava as tuas mãos!
Mais uma funcionalidade que acompanhou o surgimento da pandemia de COVID-19. Esta funcionalidade caracteriza-se por monitorizar o teu processo de lavagem das mãos para diminuir ao máximo o risco de infeção.
Hora de levantar!
Vou agora abordar um dos alertas mais chatos do Apple Watch. Nomeadamente o que te manda levantar após detetar que estás sentado há demasiado tempo.
Este alerta contribui para a melhoria da tua Saúde na medida em que está cientificamente provado que estar sentado durante muitas horas seguidas é prejudicial para a mesma.
No entanto, atribuo o adjetivo "chato" a este alerta, pois muitos de nós trabalhamos sentados e em frente ao computador e quando estamos no pico do nosso workflow somos interrompidos com o alerta para nos levantar durante uns momentos.
Respirar
A Saúde mental tem tanta importância quanto a nossa Saúde física e o Apple Watch ajuda-te a reduzir o stress e a ansiedade com a funcionalidade "Respirar". Esta funcionalidade consiste em várias sessões de respiração com durações que variam entre 1 e 5 minutos.
Monitorização do sono
Já abordámos Saúde física e mental. Agora vou falar no motor destes dois grandes fatores, o sono.
Num mundo virado do avesso, ter uma boa noite de sono é raro. A pandemia atual, a guerra, a situação económica, são tudo fatores que nos tiram o sono.
Contudo, precisamos de nos manter firmes e olhar pelo nosso corpo pois é o único a que temos direito.
Para te ajudar a controlar o sono, o Apple Watch tem uma funcionalidade que faz a monitorização completa e detalhada do teu sono.
O que achaste destas funcionalidades? Deixa o teu comentário.
Deixa o teu comentário