Além de um simples automóvel elétrico, a Apple está, há mais de uma década, a trabalhar na tecnologia de direção autónoma, mas a visão de um carro sem volante parece ser cada vez mais irrealista.
O Projeto Titan - o projeto do carro elétrico da gigante de Cupertino -, começou em 2015 e, desde então, tem-se deparado com inúmeros atrasos, os quais não beneficiam da rotatividade constante de executivos. Desde 2021, o projeto é encabeçado pelo vice-presidente de Tecnologia da fabricante americana, Kevin Lynch, o que permitiu à gigante da maçã estabelecer uma nova data de lançamento para o seu primeiro veículo.
Carro elétrico da Apple pode estar para breve
Segundo um novo relatório da Bloomberg, o lançamento do automóvel está previsto para 2028. Ainda assim, deverá ter recursos limitados de autonomia, à semelhança de outros fabricantes de veículos elétricos.
Por outro lado, ainda que o carro possa conduzir sozinho, a par do sistema atual da Tesla - o Autopilot -, o carro da Apple exigirá que os condutores prestem atenção e estejam sempre prontos para assumir o controlo. É possível que a Apple vá reformulando o sistema ao longo do tempo com atualizações de software, à medida que o ambiente regulatório internacional evolui.
A meta de 2028 pode, claro, ser alterada, principalmente se tivermos em conta que, alegadamente, o projeto Titan nunca gerou um protótipo viável. A Bloomberg afirma até que o conselho da Apple, no ano passado, pressionou Tim Cook para apresentar um plano para a expedição do Projeto Titan ou, caso não fosse possível, cancelar o projeto por completo.
Nada é certo, mas as especificações de autonomia reduzida devem possibilitar que a fabricante americana leve o projeto para a frente com sucesso. Porém, surgem algumas dúvidas sobre o quão inovador será o primeiro automóvel da Apple.
A Bloomberg revela ainda que alguns funcionários são críticos em relação aos planos, sugerindo que o veículo elétrico é um produto que a gigante da maçã quer ter no seu catálogo apenas para se equiparar às restantes empresas.
Queres mais novidades da Apple? Tens tudo aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário