Há muitos anos que se fala numa possÃvel aquisição da Disney pela Apple. Muitos analistas falam disto mas quando chega a altura de uma justificação concreta para tal ninguém a consegue dar.
Contudo nos últimos tempos esta ideia tem ganho uma forma cada vez mais vÃsÃvel e até credÃvel e já se pode dizer que pode ser levada a sério.
Corria o ano de 2006 quando a primeira especulação sobre este assunto começou a dar os primeiros passos. A Disney tinha acabado de comprar a Pixar, e na altura Steve Jobs ainda vivo, ganhou o seu lugar na mesa desta primeira, pois havia uma ligação entre as duas. Estavam abertas assim as portas para que tudo se começasse a desenrolar. Mas tudo não passou de especulações e de hipotéticas ideias dos analistas.
Em 2019 com o lançamento do Apple TV+ a empresa começou a ser novamente falada como potencial compradora da Disney, pois estavam a entrar no mesmo ramo e porque não a Apple aniquilar a concorrência adquirindo-a?
Este ano, com a apresentação dos magnÃficos Vision Pro, os analistas voltaram a atirar "lenha para a fogueira" para reacender a ideia com lógicas semelhantes de anos anteriores. Tudo recomeça com a ideia de que a Apple precisa de conteúdo 3D para este novo dispositivo. Conteúdo esse que a Disney produz, então porque não comprar?
Mas vejamos, os analistas são desta opinião, mas se formos por essa lógica, então a Apple deveria comprar a Foxconn e até a Sony e outras centenas de empresas que produzem equipamentos e conteúdos digitais.
Tudo pode mudar, estas especulações podem realmente fazer sentido, pois recentemente algumas coisas mudaram que podem alterar o percurso de toda esta história e a Disney ter as portas abertas para ser adquirida.
As coisas nunca fizeram muito sentido, porque motivo a Apple iria querer parques temáticos da Disney espalhados pelo mundo? Licenças para produção de bonecos de peluche e até de navios de cruzeiro? Imaginem este cenário, estão fechados num cruzeiro durante semanas, e que tal seria ter uma loja da Apple num barco de onde não podem sair durante dias a fio? Inteligente ou simplesmente algo completamente ridÃculo?
No Ãnicio do ano, Bob Iger, CEO da Disney dispensou 7000 postos de trabalho e atualmente está a pensar numa reestruturação financeira da empresa para poder poupar milhões de dólares. Iger informou ainda publicamente que a Disney poderá vender algumas partes do negócio que estão a dar prejuÃzo e que até são menos rentáveis, como é o caso do seu negócio da TV.
Olhando para este contexto a Apple tem toda uma estrada aberta para que uma eventual negociação seja possÃvel, pelo menos para uma parte numa fase inicial.
O cepticismo ainda existe em relação a este negócio, mas já não pode nem deve ser visto como algo inacreditável.
Deixa o teu comentário