Uma combinação de altitude elevada e mau tempo levou uma família de caminhantes a ficar presa no Monte Hood, no Oregon, EUA, na passada terça-feira.
Percorrendo, no total, quase 13 quilómetros e chegando aos 1000 metros de altitude, a família partiu da entrada do Trilho do Rio Salmon, no Monte Hood e, apercebendo-se de uma situação de perigo graças à mudança no clima e à queda de temperatura, recorreram à funcionalidade SOS emergência via satélite do iPhone para pedir ajuda, que possibilitou o resgate em 24 horas.
SOS emergência via satélite possibilita salvamento
De acordo com um relatório do Gabinete do Xerife de Clackamas, o pedido de ajuda chegou às 19h30. Porém, devido ao agravamento das condições climatéricas, a família foi aconselhada a abrigar-se no local - enquanto os socorristas tentavam alcançá-los.
Foram destacadas equipas terrestres em veículos todo-o-terreno, mas não conseguiram chegar até à família devido às condições climatéricas em constante mudança. Às 6 horas da manhã seguinte, os socorristas encontraram o grupo "frio, molhado e desidratado, mas, de resto, bem".
Posteriormente, surgiu o problema de fazer descer o grupo de quatro adultos e duas crianças da montanha. Neste sentido, foi realizada uma tentativa de resgate de helicóptero, mas não foi possível aterrar - mais uma vez devido às condições meteorológicas e aos desafios do terreno.
Outra equipa terrestre, desta vez com um veículo Snowcat, partiu às 10h e alcançou a família e os primeiros socorristas. A família e todo o pessoal foram transportados de volta para o posto de comando de busca e salvamento às 19h30 de quarta-feira, 24 horas após o pedido de ajuda inicial.
A funcionalidade SOS via Satélite foi lançada com o iPhone 14 e, desde aí, tem possibilitado o salvamento de muitas vidas. A comunicação por texto é limitada devido à baixa largura de banda dos satélites, mas, quando a funcionalidade é ativada, as coordenadas precisas e outras informações relevantes são automaticamente transmitidas às autoridades.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário