Steve Jobs na WWDC: revive os seus melhores momentos
A edição de 2023 da WWDC está cada vez mais próxima, por isso consideramos que esta é a altura ideal para relembrar alguns dos momentos mais épicos de Steve Jobs neste evento. Durante o seu reinado muitas foram as mudanças e as novidades trazidas a público, umas com mais impacto que outras. Porém, em comum há todo um legado, ou seja, cada um destes momentos marcou o futuro, mesmo que na altura nem nos apercebêssemos disso...
A despedida do Mac OS 9 com direito a funeral em 2002
A WWDC de 2002 ficou marcada por um funeral simulado em palco, no qual o defunto era o Mac OS 9. Atualmente, tal situação seria impensável, porém na altura Jobs não se inibiu de levar a cabo tal ideia.
A chegada da App Store com o iPhoneOS 2.0 em 2008
O iPhone original, lançado em 2007, não contava com loja de aplicações nativas para o então denominado iPhoneOS. Esta funcionalidade apenas surgiu no ano seguinte, 2008, durante a WWDC desse ano. A partir daí o mundo nunca mais foi o mesmo: atualmente há uma app para tudo, algo que provavelmente não se teria verificado caso Steve Jobs não subisse a palco nesse dia...
A mudança para Intel em 2005
Foi em 2005 que Jobs anunciou a transição de PowerPC para Intel, e consequentemente para a arquitetura x86. Talvez tenha sido a partir daqui que os Macs foram crescendo em protagonismo, o que criou condições para a chegada e aceitação positiva do Apple Silicon em 2020.
A revelação do iPhone 4 em 2010
Corria o ano de 2010 quando o mundo viu chegar o iPhone 4. Numa altura em que as fugas de informação eram algo inexistente, esta surpresa caiu nas bocas do mundo com um estrondo tal que até teve direito a notícias nos jornais televisivos. O seu design ainda hoje é uma referência, sendo considerado por muitos como o iPhone mais bonito de sempre.
É inegável o carisma que Steve Jobs tinha em palco. A esmagadora maioria do sucesso da empresa deve-se a si, à sua liderança e à sua personalidade. Um dos seus pontos altos perante o público foi o anúncio do iPhone original, na Macworld de 2007. Tal apresentação pode, ainda hoje, ser considerada como uma autêntica aula de como as coisas devem ser feitas. Quando tiverem algum tempo livre não deixem de assitir aqui.