Assim que sai da caixa
A ausência de manuais de instruções constituiu uma das grandes bandeiras que distinguiam a Apple dos PC. E com muita lógica. A campanha publicitária correspondia à verdade: abrir a caixa, ligar, preencher alguns dados, inserir o código Wi-Fi e estava pronto a usar!
Dispensando delongadas preparações prévias de software, o Mac representa, desde há muitos anos, um produto que cria uma enorme expectativa, a qual, ao contrariamente à concorrência, não coloca qualquer entrave à utilização imediata assim que aberta a caixa (ou feito o "unboxing" para as gerações mais novas).
Natural evolução dos tempos: "E muito mais."
E assim permanece a Apple na atualidade. Há que lembrar, no entanto, que nos tempos acima referidos não existiam nem uma Internet tão desenvolvida, nem uma disseminação de tantas "Smart-coisas" como agora.
Portanto, as funcionalidades, software e, obviamente, hardware que aguente tudo isto, desenvolveram-se e, claro, complexificaram-se. Mas não sei se "complexo" será a palavra que pretendo usar. Talvez seja mais como Apple diz: "E muito mais."
O facto é que a Apple continua, de uma forma cada vez mais minimalista e sofisticada, a demonstrar que está tudo ali à mão. Ao contrário da concorrência, na qual tem que se dar a volta por Braga quando se quer ir do Estádio do Benfica ao do Sporting (vá... admito: apesar de tudo, melhorou bastante), a Apple faz a linha reta na estrada da Segunda Circular.
Só que por vezes anda depressa demais. Tão depressa que nem dá para perceber tudo o que nos rodeia. Portanto, se a concorrência peca por ter menos coisas (ainda por cima com sinuosos caminhos labirínticos para as encontrar), a Apple tem uma tonelada delas, mas que parecem estar escondidas.
Por outro lado, se a Apple colocasse tudo o que os Macs conseguem fazer em pastas ou ícones, talvez necessitassemos de pelo menos uns quatro monitores externos.
Manuais de "Noções Essenciais"
Por todos estes movitos, a marca criou práticos manuais de noções essenciais, que podem ser lidos confortavelmente a partir de qualquer dispositivo.
Começando pelo novíssimo macOS Monterey, transversal a todos os Mac, clica nos links abaixo para os consultar:
Visitas Guiadas
Como sempre, a Apple nunca se fica por ali. A par dos manuais, existem páginas específicas intituladas "Visitas Guiadas", nas quais a empresa da maçã faz uma overview dos seus produtos, equilibrando no ponto certo o tempero entre especificações técnicas, intuição e simplicidade. Clica nos links seguintes para os consultar.
Guarda estes manuais
E pronto, coloca esta página nos teus Favoritos para que esteja sempre à mão quando te surgir alguma dúvida sobre o teu preciso Mac.
Foi-te útil esta lista? Já a conhecias? Deixa-nos os teus comentários.
Deixa o teu comentário