Tens dúvidas sobre o teu Mac? Consulta os manuais da Apple

Tens dúvidas sobre o teu Mac? Consulta os manuais da Apple

Sabias que a Apple tem manuais de instruções? Tem isso e mais ainda! Consulta aqui.

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 2 minutos de leitura

Assim que sai da caixa

A ausência de manuais de instruções constituiu uma das grandes bandeiras que distinguiam a Apple dos PC. E com muita lógica. A campanha publicitária correspondia à verdade: abrir a caixa, ligar, preencher alguns dados, inserir o código Wi-Fi e estava pronto a usar!

Dispensando delongadas preparações prévias de software, o Mac representa, desde há muitos anos, um produto que cria uma enorme expectativa, a qual, ao contrariamente à concorrência, não coloca qualquer entrave à utilização imediata assim que aberta a caixa (ou feito o "unboxing" para as gerações mais novas).

Natural evolução dos tempos: "E muito mais."

E assim permanece a Apple na atualidade. Há que lembrar, no entanto, que nos tempos acima referidos não existiam nem uma Internet tão desenvolvida, nem uma disseminação de tantas "Smart-coisas" como agora.

Portanto, as funcionalidades, software e, obviamente, hardware que aguente tudo isto, desenvolveram-se e, claro, complexificaram-se. Mas não sei se "complexo" será a palavra que pretendo usar. Talvez seja mais como Apple diz: "E muito mais."

Fonte: Apple
Fonte: Apple

O facto é que a Apple continua, de uma forma cada vez mais minimalista e sofisticada, a demonstrar que está tudo ali à mão. Ao contrário da concorrência, na qual tem que se dar a volta por Braga quando se quer ir do Estádio do Benfica ao do Sporting (vá... admito: apesar de tudo, melhorou bastante), a Apple faz a linha reta na estrada da Segunda Circular.

Só que por vezes anda depressa demais. Tão depressa que nem dá para perceber tudo o que nos rodeia. Portanto, se a concorrência peca por ter menos coisas (ainda por cima com sinuosos caminhos labirínticos para as encontrar), a Apple tem uma tonelada delas, mas que parecem estar escondidas.

Por outro lado, se a Apple colocasse tudo o que os Macs conseguem fazer em pastas ou ícones, talvez necessitassemos de pelo menos uns quatro monitores externos.

Manuais de "Noções Essenciais"

Por todos estes movitos, a marca criou práticos manuais de noções essenciais, que podem ser lidos confortavelmente a partir de qualquer dispositivo.

Fonte: Apple
Fonte: Apple

Começando pelo novíssimo macOS Monterey, transversal a todos os Mac, clica nos links abaixo para os consultar:

macOS Monterey

Mac Mini

MacBook Air

MacBook Pro

iMac

Visitas Guiadas

Como sempre, a Apple nunca se fica por ali. A par dos manuais, existem páginas específicas intituladas "Visitas Guiadas", nas quais a empresa da maçã faz uma overview dos seus produtos, equilibrando no ponto certo o tempero entre especificações técnicas, intuição e simplicidade. Clica nos links seguintes para os consultar.

Mac Mini

MacBook Air

MacBook Pro 14'' e 16''

MacBook Pro 13''

iMac 24''

iMac (21,5'' e 27'')

Guarda estes manuais

E pronto, coloca esta página nos teus Favoritos para que esteja sempre à mão quando te surgir alguma dúvida sobre o teu preciso Mac.

Foi-te útil esta lista? Já a conhecias? Deixa-nos os teus comentários.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.