O TikTok é, como deverás saber, uma rede social que, tal como qualquer outra, tem os seus aspetos positivos e outros menos bons. Com efeito, uma nova teoria da conspiração acerca do iPhone tornou-se viral.
Desta vez, a alegação sugere que o AirDrop pode dar a outras pessoas acesso ilimitado a todos os dados do teu iPhone, incluindo informações sensíveis guardadas na Apple Wallet. Isto é, na Carteira – para quem tem associados cartões de débito ou crédito na aplicação da Apple.
A origem do rumor não é clara, mas há já criadores de conteúdo que estão a recomendar que ajustes as definições do iPhone para desativar a partilha via AirDrop. O mais caricato é que há criadores de conteúdo como @vanessaromito13, que explica o modo como podes desativar uma funcionalidade inexistente chamada "procurar com outros iPhones".
Provavelmente, refere-se a desativares a função "Aproximar dispositivos" ou a limitar o AirDrop para teres cuidado ao permitires receber ficheiros por AirDrop de qualquer pessoa, uma funcionalidade que, por defeito, desliga-se automaticamente ao fim de 10 minutos.
Outro criador, @the_journey76, afirma que utilizadores mal-intencionados podem explorar o AirDrop para roubar os teus dados da Apple Wallet, e encoraja os espectadores a desativar o AirDrop por completo. Ambos os vídeos associam este problema a uma "atualização recente", provavelmente o iOS 18.1, lançado em outubro. Como seria de esperar, a secção de comentários – a parte mais engraçada deste tipo de vídeos – está repleta de opiniões polarizadas, desde ceticismo até ao alarme exagerado.
No entanto, como poderás imaginar, não há provas que sustentem estas alegações. O AirDrop não pode ser usado para transferir informações de cartões de crédito ou débito entre utilizadores. Ponto final.
Então, perguntas-te muito provavelmente, de onde vieram estes rumores? É possível que tenham surgido de um mal-entendido ou de uma combinação de preocupações não relacionadas. Por exemplo, o iOS 17 introduziu uma funcionalidade chamada NameDrop, que permite partilhar informações de contacto e o teu Contact Poster com um simples toque via NFC. Apesar de conveniente – dependendo do conjunto de vezes que partilhas o contacto acidentalmente por acaso –, alguns utilizadores recearam que esta funcionalidade pudesse ser mal utilizada, mas a Apple implementou proteções para evitar abusos.
Mais recentemente, o iOS 18.1 adicionou uma funcionalidade que permite acesso remoto a dispositivos Apple via FaceTime. Contudo, esta funcionalidade exige autorização explícita do utilizador e o acesso pode ser revogado a qualquer momento. E mesmo que alguém acedesse à tua aplicação Wallet remotamente, apenas conseguiria ver detalhes limitados, como os últimos quatro dígitos do número do cartão.
Dito isto, existem esquemas relacionados com o Apple Pay. Por exemplo, alguns burlões já enganaram utilizadores cobrando valores indevidos através da funcionalidade de pagamento por aproximação (contactless), muitas vezes em ambientes caóticos, como festivais ou discotecas – mas sejamos francos, não se trata de uma falha do Apple Pay, mas sim de algo que pode até acontecer caso aproximes o teu cartão.
Em suma, o medo em torno do AirDrop e do acesso à Apple Wallet não tem fundamento. Embora seja sempre bom ter cuidado, este rumor parece ser mais uma tentativa de gerar pânico desnecessário do que de abordar uma verdadeira ameaça de segurança. Pânico e views.
O iFeed não te deixa perder nenhuma novidade da Apple:
Deixa o teu comentário