Foi no início de setembro que a Apple lançou o Apple Watch Series 9 e o Apple Watch Ultra 2, demonstrando que este wearable está de ótima saúde, recomendando-se. É certo que talvez já fosse altura de levar a cabo algumas alterações em termos de design e, sobretudo, implementar novos sensores a cada versão lançada, mas já sabemos que é assim.
Nem toda a gente muda anualmente de Apple Watch, e por isso, acaba sempre por compensar a sua aquisição para quem detenha versões mais antigas. Porém, nunca ficamos sem novidades interessantes, de que é exemplo o recurso Duplo Toque.
Fonte: Apple
Com a atualização watchOS 10.1, o Duplo Toque, exclusivo aos Apple Watch lançados este ano (graças ao potente SiP [System In a Package] S9), facilita imenso a ativação de funções com apenas uma mão, algo que anteriormente não era possível.
Num dia a dia frenético, seja em movimento ou mesmo sentados na secretária, tudo o que permita decomplexificar a utilização dos nossos dispositivos é muito bem-vindo.
No caso, basta apenas uma mão: uma espécie de duplo-click operado com o polegar e o indicador, ativa os sensores dos novos Apple Watch, que estão preparados para detetar este tipo de movimentos, associando-os ao fluxo sanguíneo, de modo a garantir que esse gesto é deliberado.
Fonte: Apple
Assim sendo, vou-te elencar agora tudo o que Duplo Toque poderá fazer por ti, sendo isto apenas o início:
- Abrir a Pilha Inteligente a partir do mostrador do Apple Watch epercorrer os widgets;
- Atender e desligar chamadas telefónicas ou FaceTime;
- Ver uma mensagem a partir de uma notificação, percorrer notificações mais longas com um duplo toque adicional;
- Responder a uma mensagem, utilizando o ditado e enviar uma mensagem;
- Pausar, retomar e terminar um temporizador ou um cronómetro;
- Adormecer um alarme;
- Reproduzir e pausar música, podcasts ou audiolivros (ou saltar uma faixa, dependendo das definições);
- Mudar para a vista de Elevação na app Bússola;
- Iniciar ou parar os lembretes de treino automáticos quando é detetado um treino;
- Tirar uma fotografia com a app Comando da câmara;
- Gravar o que quiseres com a app Gravações;
- Alterar os modos da lanterna.
Novos gestos, novas formas de vida
Com efeito, a Apple encetou, como lhe é costume, toda uma nova forma de interagir com os seus dispositivos. Por ora, podes fazer algumas alterações na app Apple Watch, secção "Gestos", nomeadamente alterar a opção de reprodução de "Reproduzir/pausar" para "Saltar", e a opção Smart Stack de "Avançar (percorre os widgets)" para "Selecionar (abre a aplicação associada a um widget)".
Não te esqueças é de atualizar o teu dispositivo para o watchOS 10.1, nem te assustes se o Duplo Toque não funcionar quando tens o teu Apple Watch nos modos de baixo consumo, suspensão, cinema ou o quando o Bloqueio de água estiver ativado. Por outro lado, se tiveres o teu Apple Watch emparelhado como membro da família, também não poderás usufruir ainda desta nova funcionalidade.

Será, naturalmente, de esperar que as aplicações de terceiros venham a utilizar esta funcionalidade a breve trecho. Muito embora ainda não exista uma API (Interface de Programação de Aplicação), o seu certo desenvolvimento determinará, tal como Steve Jobs apresentou os movimentos zoom no primeiro iPhone, toda uma nova forma, natural e fluída, de utilizar o Apple Watch.
Mas se não tiveres o Apple Watch Series 9 ou Apple Watch Ultra 2, podes sentir alguma desta experiência, acedendo, no teu Apple Watch, a "Definições -> Assistive Touch -> "Gestos com a mão", que te viabilizará:
- Juntar os dedos: para a frente.
- Juntar os dedos duas vezes: para trás.
- Apertar: tocar.
- Apertar duas vezes: mostrar menu de ações.
Claro que não é a mesma coisa, mas fica a dica...