Tudo o que sabemos até agora sobre os novos MacBook Pro
Os processadores M1 vieram marcar uma nova era nos computadores da Apple e, depois de se ter revelado uma experiência bem sucedida está prestes a chegar a hora da remodelação dos MacBook Pro.
Relembramos que em novembro do ano passado, os novos processadores Apple Silicon M1 foram introduzidos na linha MacBook Air, Mac Mini e MacBook Pro de 13 polegadas, que mantiveram todos eles o design dos modelos antecessores.
Mais recentemente, souberam-se algumas informações sobre o futuro dos MacBook Pro, avançadas por fontes bastante confiáveis, de que são exemplo o analista Ming-Chi Kuo e mesmo o jornalista da Bloomberg, Mark Gurman.
Vamos então ver o que é esperado relativamente às suas principais características.
Design
A tendência atual da Apple parece que vai ser mantida nos novos MacBook Pro, ou seja, um design com linhas planas, tal como aconteceu no iPad Pro e, mais recentemente, nos iPhones 12, iPad Air 4 e iMac com M1.
Mais ainda, sabe-se que esta atualização de design deverá acontecer não só no MacBook Pro de 16 polegadas, mas também num alegado MacBook Pro de 14 polegadas, que já há cerca de um ano tem vindo a ser falado.
Fica ainda a dúvida se, com o surgimento deste último, se extinguirá do alinhamento o atual MacBook Pro de 13 polegadas. Vamos então ver o que é esperado relativamente às suas principais características.
Processador e memória
No campo das características técnicas ainda não se sabe muito, apenas que se farão acompanhar por novos processadores Apple Silicon, quase com toda a certeza uma evolução do atual M1. Claro que, tratando-se de um modelo Pro, é esperado que, embora não no modelo de base, a RAM desta máquina poderá ser configurável até uns generosos 64 GB.
Touch Bar e conectividade
Porém, as novidades continuam. De acordo com as informações até agora disseminadas, a Touch Bar deverá desaparecer de vez, e com isso, regressarão as teclas físicas de funções.
Também está previsto o regresso do MagSafe aos MacBook Pro. Mas enquanto conexão magnética, tal como no passado dos MacBook, e não no formato indução como acontece no iPhone.
Relativamente à conectividade, os novos MacBook Pro deverão ser munidos de outro tipo de portas, para além das atuais Thunderbolt 3 USB-C. Fala-se também no regresso da entrada HDMI e do leitor de cartões SD.
Ecrã e câmara FaceTime
Pois é, este parece ser um dos mais interessantes rumores que por aí circulam. Espera-se que os ecrãs destes colossos sejam baseados na tecnologia Mini-LED com taxas de atualização de até 120Hz, uma estreia neste tipo de dispositivo.
E já que estamos a olhar para o ecrã, ali bem no topo, onde reside a câmara FaceTime, é muito provável que já venha a ser a que existe atualmente nos novos iMac, ou seja, uma webcam 1080p Full HD.
Outro rumor sobre o ecrã dos novos MacBooks Pro é a possibilidade da adopção de um notch, como no iPhone, para alojar a câmara FaceTime e ter um maior aproveitamento da parte da tampa.
Máquinas infernais
Sejam quais forem os detalhes, estaremos sempre a falar de máquinas com uma potência incrível, providenciada essencialmente pelos evoluídos processadores com tecnologia ARM que estão a transformar a visão do mercado especializado, tanto dos fabricantes como dos utilizadores.
Resta-nos relembrar que estas informações são baseadas em rumores e devem ser encarados como tal, mesmo com base nas fontes fidedignas a que recorremos e identificámos no início deste artigo. Mas saberemos tudo com toda a certeza dentro de poucos dias.
Estás entusiasmado? Por aqui no iFeed mal podemos esperar!