Depois de colocar o "Projeto Titan" (o do carro elétrico) na gaveta, a Apple parece ter encontrado um novo foco para as suas ambições: a robótica doméstica. Esta informação acaba de ser divulgada pelo renomado jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, conhecido pela sua precisão em rumores da empresa.
A ideia da gigante de Cupertino parece ser criar um robô que auxilie o utilizador em tarefas do dia a dia, como acompanhá-lo pela casa, lavar pratos ou até comunicar com pessoas à distância via FaceTime.
Apple e robótica - desafios e possibilidades
Um dos projetos em desenvolvimento seria um "robô móvel" que "seguiria os utilizadores pela casa". A Apple está a investigar o uso de algoritmos de inteligência artificial para facilitar a movimentação de um robô em espaços reduzidos e com obstáculos. Algo semelhante ao robô da Amazon - o Amazon Astro.
Aparentemente, também está a ser explorada a ideia de criar um robô que pudesse "lidar com tarefas domésticas, como lavar pratos", mas Gurman acredita que tal feito é improvável de ser alcançado nesta década devido a "desafios de engenharia extraordinariamente difíceis".
Também se sabe que a Apple criou internamente um dispositivo de mesa com um ecrã que se move imitando os movimentos da cabeça do utilizador durante chamadas de vídeo por FaceTime. No entanto, este projeto tem gerado forte debate entre os executivos da Apple, que não acreditam na sua viabilidade por causa de desafios técnicos relacionados ao "equilíbrio do peso de um motor robótico num suporte pequeno".
Ainda é muito cedo para saber se os projetos de robótica da Apple chegarão ao mercado, mas a notícia certamente abre um leque de possibilidades para o futuro da empresa. A entrada da marca da maçã no mercado de robótica doméstica poderia revolucionar a forma como as pessoas interagem com a tecnologia nas suas casas.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário