União Europeia quer que a Apple abra o AirDrop para todos

As regulamentações da União Europeia (UE) têm obrigado a Apple a fazer mudanças significativas no iOS, abrindo o sistema de formas que antes pareciam impensáveis, mas o processo ainda não está concluído.

De modo a promover uma conexão ainda mais eficaz entre plataformas, a UE está a pressionar a empresa de Cupertino a garantir que funcionalidades nativas do iOS, como o AirDrop, sejam compatíveis com o Android e não só.

Um documento recente da Comissão Europeia apresenta várias propostas de alterações ao sistema operativo para melhorar a sua compatibilidade com outras plataformas.

Consequentemente, algumas dessas mudanças focam-se em melhorias no próprio iOS. Por exemplo, a UE sugere que a Apple permita que as notificações do iPhone funcionem perfeitamente com smartwatches de outras marcas, tendo a mesma experiência que se tem atualmente com o Apple Watch.

Por outro lado, a União Europeia quer que a gigante tecnológica permita que aplicações de terceiros funcionem em segundo plano com os mesmos privilégios das suas aplicações nativas.

Num exemplo mais prático - com o AirPlay -, a União dos países no qual Portugal se integra parece querer que a marca da maçã o torne ainda mais aberto. Embora o AirPlay já seja suportado em algumas televisões e dispositivos de outras marcas - como Samsung, LG ou Hisense, por exemplo -, a capacidade de estabelecer uma conexão AirPlay está atualmente limitada ao iOS. Em contraste, a tecnologia Cast da Google está disponível no Android, iOS e outras plataformas. Esse é um exemplo onde a UE pretende mudanças.

Ora, mas e qual a resposta da Apple a tudo isto? A empresa de Cupertino respondeu às propostas expressando preocupações sobre possíveis riscos para a privacidade e segurança dos utilizadores. E a verdade é que essa é a grande cartada da empresa liderada por Tim Cook, e ainda bem.

A segurança dos utilizadores e dos seus dados deve mesmo, a todo o momento, ser uma prioridade. Neste caso, pode ser que seja o suficiente para que a Apple não seja obrigada pela União Europeia a alterar o atual conceito do AirDrop. A ver vamos.

O iFeed não te deixa perder nenhuma novidade da Apple:

Via