Usar o carregador do MacBook no iPhone e iPad?

Usar o carregador do MacBook no iPhone e iPad?

Tens receio de usar um adaptador de corrente que não o que vem incluído (ou não) com o teu iPhone ou iPad? Então este artigo é para ti.

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 2 minutos de leitura

Um nova era do carregamento e de adaptadores de corrente

O surgimento do iPhone 11 Pro trouxe consigo uma mudança: um adaptador de corrente de 18W com ligação USB-C . Muito embora a ponta de ligação ao dispositivo se mantenha Lightning, o que significa que se pode manter o uso dos carregadores anteriores, a rapidez no carregamento não é comparável.

Cabo Apple USB-C / Lightning | Fonte: Apple
Cabo Apple USB-C / Lightning | Fonte: Apple

Recorrendo ao argumento da pegada ecológica, a Apple deixou de incluir o adaptador de corrente a partir dos iPhone 12, indicando justamente que há muitos "repetentes", melhor dito, clientes fieis, que por esse mesmo motivo já têm carregadores de dispositivos anteriores perfeitamente funcionais, e que podem ser usados com os novos modelos do telefone.

Porém, para quem quiser, foram em simultâneo lançados adaptadores de corrente USB-C de 20W em separado, com um custo de €25, cuja performance no que diz respeito aos tempos de carregamento arrasa com os seus predecessores. Já agora, foi também lançado o carregador MagSafe por €45, que também não tráz adaptador de corrente, o que implica a aquisição em separado.

Como sempre, tudo muito simples e com um excelente funcionamento que faz de facto a diferença.

E os carregadores que já temos dos MacBook?

Para quem tenha um MacBook Air ou Pro, sentiu desde logo o desaparecimento do MagSafe, uma das melhores características que eles tinham. O medo de tropeçar no fio voltou e nada há a fazer acerca disso, a não ser esperar que a Apple se arrependa deste retrocesso. Pelo menos nos novos iMac a conexão magnética voltou. Talvez tenham achado que compensaram este passo atrás com o mesmo aviso sonoro do iPhone e do iPad quando se inicia o carregamento...

Adaptador de corrente Apple USB-C | Fonte: Apple
Adaptador de corrente Apple USB-C | Fonte: Apple

E portanto impõe-se a pergunta: como os adaptadores de corrente dos MacBook Pro e Air são USB-C, será que os podemos utilizar no iPhone ou no iPad?

A Apple diz que sim, ainda por cima para efeitos de carregamento rápido, ou seja, carregar o iPhone até 50% em aproximadamente 30 minutos. E explica em detalhe:

Aplicabilidade

  • Todos os iPhone desde o modelo 8 até à atualidade;
  • iPad Pro 12.9 polegadas desde a primeira geração;
  • iPad Pro 11 polegadas desde a primeira geração;
  • iPad Air desde a terceira geração;
  • iPad Mini de quinta geração.

Compatibilidade

  • Qualquer adaptador USB-C pode ser usado: 18W, 20W, 29W, 30W, 61W, 87W, e até mesmo o 96W que vem com o MacBook Pro;
  • Qualquer adaptador de corrente USB-C universal que suporte USB Power Delivery (isto é, capaz de transmitir corrente, para além de dados).

Portanto, se não queres gastar mais dinheiro em adaptadores de corrente adicionais, ou simplesmente te tenhas esquecido do teu, caso tenhas o adaptador do teu notebook da Apple à mão, podes sempre usa-lo sem problema, que nada irá explodir. É seguro: o iPhone e o iPad é que determinam a energia lhes chega, e não o contrário. A Apple assim o assegura, aqui.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.