Se nunca tiveste um MacBook, e estás neste momento a ponderar avançar para a sua compra, há vários aspetos que deves considerar durante a escolha. Percebemos que o fascínio sentido por estas máquinas com um design belíssimo, uma construção exímia e um sistema operativo intuitivo pode ser alto, no entanto temos que ser racionais, e de certa forma travar a emoção e o impulso de compra que muitas vezes nos assola.
Neste contexto, reunimos alguns fatores relevantes que podem determinar a assertividade da tua futura aquisição.
Novos processadores Apple
Desde 2020 que a Apple decidiu transitar toda a sua linha de computadores para a plataforma Apple Silicon, de arquitetura ARM, deixando para trás os chips Intel, que são x86. Esta mudança estrutural resultou em portáteis com uma performance inigualável, e ao mesmo tempo altamente eficientes do ponto de vista energético, que garantem autonomias quase surreais para a data.
Se estás à procura de desempenho e muita autonomia com o teu próximo portátil, um Mac (seja qual for) com Apple Silicon vai assentar que nem uma luva no teu dia a dia.
Tamanho de ecrã e qualidade
Há várias opções de ecrã dentro dos diferentes modelos de MacBook, com tamanhos, tecnologias e taxas de atualização diferentes. Há que ter em conta então o teu gosto e, principalmente, a tua necessidade. No entanto, todos os ecrãs que equipam os MacBooks são Retina, ou seja, a sua resolução é elevadíssima, e consequentemente também a sua densidade de píxeis.
Os MacBook Pro contam com a presença da tecnologia ProMotion, ou seja, a sua taxa de atualização é de 120 Hz, o que se traduz numa suavidade e fluidez de transição de imagens impossíveis de atingir pelos comuns ecrãs de 60 Hz. A juntar a isso, e de não menos importância, é o facto de estarmos perante painéis mini-LED, especialmente calibrados para a reprodução de cores necessária aos profissionais de fotografia e vídeo.
Os MacBook Air usam ecrãs Retina mais comuns, ou seja, LCDs de 60 Hz, mas mesmo assim com uma qualidade de imagem invejável.
Novo ou usado?
Não há como negar que a compra de um MacBook é um investimento relativamente avultado, que pode não estar ao alcance de toda a gente, compreensivelmente. Como tal, o mercado de usados pode ser uma opção atrativa, desde que se tenha em conta o local da compra e as condições da máquina escolhida - por exemplo, a CeX é uma boa opção.
Memória RAM e armazenamento
Estes parâmetros são muito dependentes do tipo de uso que vais dar ao teu futuro MacBook. Tudo começa nos 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno do MacBook Air, valores que são suficientes para estudantes, escritores, e para utilizadores sem grandes exigências diárias.
Por outro lado, se trabalhas no setor multimédia, és criativo, fotógrafo, fazes edição de vídeo ou animação 3D, o mínimo exigível são 16 GB de RAM, e quanto maior for este valor melhor produtividade vais conseguir extrair da tua máquina. No que ao armazenamento diz respeito, o princípio é o mesmo: começa num mínimo de 512 GB, nunca menos.
Um aspeto que deves ter em conta é que, desde há uns anos, nenhum MacBook tem capacidade de upgrade; na prática, isto significa que as especificações que escolheres na altura da compra são as que vão permanecer para sempre, sem possibilidade de alteração, ao contrário do que acontecia antigamente.
Escolha de portas
Se optares por qualquer MacBook Air não vais ter grande escolha: estes equipamentos apenas oferecem duas portas Thunderbolt/USB-C e uma porta de áudio jack 3,5 mm, o que significa que tudo o que vá para além disto vai requerer a utilização de adaptadores adicionais.
Já os MacBook Pro contam com uma selação de conexões bem mais generosa: leitor de cartões SD, três portas USB-C/Thunderbolt 4, HDMI, jack 3,5 mm e MagSafe. Assim sendo, com estes modelos é mais díficil seres obrigado a recorrer ao uso de dongles.
Poupa com os preços especiais para educação
Se és professor ou estudante podes aproveitar o programa especial para educação que a Apple tem em vigor durante todo o ano. Após uma verificação de elegibilidade, ganhas acesso a descontos exclusivos não só em MacBooks, mas também noutros produtos Apple, por isso aproveita!
Deixa o teu comentário