Vale a pena comprar o iPhone 16e? Prós e contras
A Apple apresentou o novo iPhone 16e e... afirma que o mesmo tem um preço irresistível. A verdade, porém, é que há outros aspetos mais irresistíveis neste iPhone do que propriamente o seu preço.
Ou seja, estamos a falar de um equipamento que apresenta várias semelhanças ao iPhone 16, com exceção de alguns pontos em particular, que podem ou não ser importantes para ti.
Na minha opinião, por exemplo, o facto de este modelo trazer o mesmo processador do iPhone 16 e do 16 Plus – o A18 – já é um ponto bastante positivo. Principalmente se tivermos em consideração a possibilidade de suportar a Apple Intelligence (algo que me faria comprar este equipamento e poupar uns trocos). No entanto, acaba por perder noutros aspetos que, mais uma vez, podem não ser tão relevantes, dependendo do utilizador.
Quais? Nomeadamente, a ausência da Dynamic Island. No entanto, entre a Dynamic Island e a tradicional notch, não vejo grande diferença no uso diário, apenas ao nível do design. Daí que não lhe atribuo grande relevância. Por outro lado, também poderás sentir a falta botão de Controlo de Câmara, que não está presente no iPhone 16e. Mas volto a questionar? Quem é que precisa disso?
Do mesmo modo, há aspetos importantes que continuam presentes e que podem ser relevantes para ti ou para qualquer outro utilizador. Por exemplo, o facto de incluir Face ID, ter uma entrada USB-C, ou oferecer uma grande autonomia (de acordo com a Apple). Estes sim, são pontos que têm importância, e no caso da autonomia, muita mesmo. A partir do momento em que o iPhone 16e promete uma autonomia maior do que o 16, então fica mais complicado olhar para o 16 da mesma forma.
Mais, na minha ótica, conta com apenas uma câmara, mas a que realmente interessa. Ou seja, perdes a possibilidade de tirar fotos ultra grande-angulares, que permitem capturar um campo de visão mais amplo. Mas, mesmo assim, se isso não for algo que usas no teu dia a dia, então ficarás perfeitamente satisfeito com a nova Fusion Camera de 48 megapíxeis, que permite um Zoom Ótico até 2x, mesmo tendo apenas uma lente.
No geral, este é um iPhone simples, direto e objetivo. Apresentado em apenas duas cores e com três opções de armazenamento. Conta com um ecrã OLED, e bem. Com um botão de Ação, e bem. E outros pormenores já presentes nos modelos mais recentes. A não ser que queiras carregar o teu telefone, sem fios, do mesmo modo que carregarias os outros iPhone 16 ou 16 Pro, não há bem um motivo forte para ignorares o iPhone 16e.
Porém, como mencionado no início, o seu preço é elevado para o mercado europeu, especialmente em Portugal, quando comparado com os valores praticados nos Estados Unidos. O iPhone 16 será sempre mais caro - salvo algum tipo de desconto especial que possas ter. A questão é: quão caro.
Ao comparares o preço deste equipamento na Apple, a diferença é muita, cerca de 250€. Porém, se optares por outros retalhistas, o preço do iPhone 16 poderá ser bem mais acessível, pelo que a escolha fica mais complicada. Mas, pergunto, se o preço do iPhone 16 é menor nas lojas desses retalhistas, então não será também assim com o do novo iPhone 16e após semanas do seu lançamento? Certamente.
Foca-te no seguinte: o iPhone 16e será sempre mais barato. Se isso pesar mais que aquilo que o equipamento dispensa em matéria de recursos, então a escolha está tomada.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: