Embora não seja uma novidade absoluta no universo dos smartphones, a gigante de Cupertino poderá estar prestes a lançar o seu primeiro iPhone dobrável. No entanto, há um detalhe que poderá desapontar-te.
Embora não haja confirmação oficial, os rumores apontam que o primeiro iPhone dobrável será o modelo mais caro de sempre, com um preço inicial a rondar os 2.300 dólares nos Estados Unidos (cerca de 2.100 euros).
Os rumores são cortesia do analista Tim Long, com base numa nota de pesquisa para investidores divulgada esta segunda-feira pelo banco britânico Barclays. Caso se confirme este valor, o dispositivo poderá custar quase o dobro do 16 Pro Max.
Dispositivo poderá ser lançado no final de 2026
Segundo o analista, cresce ainda o debate na cadeia de abastecimento sobre um possível lançamento do dobrável no final de 2026 ou início de 2027, mas considera-se que o elevado preço deverá, previsivelmente, limitar o volume de vendas.
Além de Tim Long, vários especialistas apontam que o dispositivo deverá ultrapassar a barreira dos dois mil dólares. No início deste mês, o analista Ming-Chi Kuo estimou que o primeiro iPhone dobrável poderá custar entre 2.000 e 2.500 dólares. No entanto, acredita que a procura pode manter-se elevada, desde que a qualidade do produto corresponda às expectativas.

Algumas especificações já começam a surgir como rumores
Ming-Chi Kuo acredita que este smartphone terá um ecrã externo de 5,5 polegadas e um ecrã interno de 7,8 polegadas, que, ao que tudo indica, não apresentará qualquer vinco na zona da dobradiça — algo comum em alguns modelos atualmente no mercado.
O analista acrescenta ainda que o primeiro dobrável da Apple não incluirá o sistema de reconhecimento facial Face ID, optando, em vez disso, por um sensor de impressões digitais Touch ID. Este sensor estará integrado no botão de bloqueio, contribuindo para tornar o dispositivo o mais fino possível.
Em termos de dimensões, as leaks disponíveis indicam que, quando o dispositivo estiver aberto, a espessura será entre 4,5 e 4,8 mm. Quando fechado, terá uma espessura entre 9 e 9,5 mm. A estrutura será em titânio, enquanto a dobradiça combinará titânio e aço inoxidável.
A produção do dispositivo está prevista para arrancar no terceiro trimestre de 2025, com a produção em massa a iniciar-se a todo o vapor no quarto trimestre do próximo ano.
Se este ano vamos ter o iPhone 17 Air, só podemos imaginar o que 2026 nos reserva. No entanto, dada a distância do lançamento, qualquer estimativa de preço ainda é uma projeção. Vamos ter de aguardar por mais informações. Será que a Apple vai conseguir surpreender como fez no passado? O tempo dirá!
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: