Vendas do iPhone 16e superam as do iPhone SE 3, revelam dados iniciais

Vendas do iPhone 16e superam as do iPhone SE 3, revelam dados iniciais

As vendas do iPhone 16e estão a superar as expectativas da Apple e a dar um novo impulso à empresa no competitivo mercado dos telefones de gama média.

De acordo com o último relatório divulgado pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), o mais recente modelo acessível de iPhone está a vender bem e representa 7% do total de vendas de iPhones nos Estados Unidos. O smartphone supera, inclusivamente, o desempenho do iPhone SE de 3.ª geração, se compararmos com as vendas realizadas no ano passado.

Juntos, os cinco modelos da linha iPhone 16 representaram 74% das vendas de iPhones no território norte-americano — um valor superior aos 68% alcançados pela linha iPhone 15 no mesmo período de 2024.

Embora o relatório da CIRP não mencione explicitamente o modelo do iPhone SE em causa, torna-se evidente que se refere à versão lançada em 2022, e que esteve à venda até ao momento em que o iPhone 16e foi anunciado.

iPhone SE 3 começa a cair no esquecimento

Ao que parece, o iPhone 16e está a atrair consumidores que anteriormente optavam por modelos mais antigos ou com desconto. Pelo menos é o que mostram os dados relativos às vendas desses mesmos modelos, que caíram para 26% nos Estados Unidos, face aos 32% registados no ano anterior.

A transição do iPhone SE para o iPhone 16e, que apresenta um design mais moderno a um preço inferior, torna este último, provavelmente, mais atrativo para os consumidores que procuram um telefone atual sem gastar demasiado.

As especificações técnicas do iPhone 16e são semelhantes às do iPhone 16 base. Ambos possuem um processador A18 e um ecrã OLED de 6,1 polegadas, embora existam características que os distinguem. O modelo mais económico não possui, por exemplo, a Dynamic Island, compatibilidade com a tecnologia MagSafe, nem tão-pouco câmara ultra grande angular. Além disso, o carregamento sem fios é mais lento.

Segundo o mesmo relatório, o iPhone 16 base também teve um desempenho positivo nas vendas, tendo alcançado os 20%, em comparação com os 14% do iPhone 15 no ano anterior.

Entretanto, os iPhones 16 Pro e Pro Max foram responsáveis por 38% das vendas — uma descida face aos 45% registados pelos modelos equivalentes da geração anterior. Estes números sugerem que o interesse pelos modelos de entrada e de gama média está a crescer.