• Home
  • Dicas
  • Vírus no calendário do iPhone? Aprende como o eliminar
Vírus no calendário do iPhone? Aprende como o eliminar
Pedro Alves

Vírus no calendário do iPhone? Aprende como o eliminar

Já alguma vez te deparaste com um cenário em que estás constantemente a receber alertas de eventos do calendário, com conteúdo a referir a presença de vírus no teu iPhone, ou qualquer outro conteúdo estranho e desconhecido? Infelizmente, não estás sozinho. Por outro lado, felizmente esta situação é de simples resolução.

Como surge este problema?

Primeiro que tudo, importa esclarecer que não estamos na presença de vírus rigorosamente nenhum, apesar do texto e do comportamento das notificações em questão dar a entender o contrário. Aliás, a afirmação seguinte pode ser chocante, mas é verdadeira: a responsabilidade por trás do surgimento deste "problema" é unicamente do utilizador do iPhone em questão. Passo a explicar:

O aparecimento deste tipo de eventos aborrecidos deve-se ao facto do utilizador ter aceite subscrever um novo calendário no seu smartphone da maçã, pedido que surge normalmente quando são visitados sites de confiança duvidosa. Este pedido surge através de uma normal notificação no ecrã, cuja resposta pode ser sim ou não. E aqui reside a eterna questão: nunca devemos responder nem carregar em nada sem ler primeiro, com atenção. Quando alguma caixa surge muitas vezes temos a tendência de carregar logo no "OK" para a fazer desaparecer, no entanto esse comportamento pode dar origem a situações como esta, ou ainda piores.

Há outras formas de evitar subscrever novos calendários "inadvertidamente", tais como não abrir emails dúbios, e muito menos os seus anexos. Acima de tudo, há que imperar o bom senso e o cuidado, fundamentalmente.

Como acabar com isto?

Conforme referido acima, esta questão resolve-se facilmente, bastando para isso eliminar a subscrição do calendário problemático. Para isso:

  • Abre as "Definições" do teu iPhone, e de seguida carrega em "Calendário";
  • No ecrã que surge, toca na opção "Contas";
  • Entre as tuas contas normais, vais ter uma linha chamada "Calendários Assinados", que deves abrir;
  • Agora basta escolheres o calendário desconhecido, e apagares o mesmo através da opção que surge para esse efeito, denominada "Apagar Conta".

Como vês, a solução é simples e rápida. Esta adversidade não é normalmente prejudicial, mas é chata e aborrecida, além de ter o potencial para drenar a carga da tua bateria mais rápido que o habitual, podendo levar a situações em que estejas incontactável numa emergência, por exemplo.

A segurança online não é nenhuma brincadeira, e deve ser encarada com seriedade. As nossas vidas estão cada vez mais digitais, logo cabe-nos tomar medidas para tornar a componente tecnológica tão segura como a componente "real".

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Dicas