No primeiro dia da edição de 2023 da Web Summit, Julie Pace, Editora Executiva da The Associated Press, e Yasir Khan, Editor-chefe da Thomson Reuters Foundation, com a moderação de David Meyer, Escritor Sénior da Fortune, conversaram sobre a importância da literacia dos media na era da Inteligência Artificial.
Numa nota inicial, Julie Pace revelou que, na Associated Press, já recorrem a Inteligência Artificial - embora não generativa - há cerca de uma década, o que vai contra a ideia de que a introdução deste tipo de tecnologias vai levar à perda de trabalhos no meio jornalístico.
Yasir Khan debruçou-se sobre a questão da cobertura dos media tradicionais em relação à Inteligência Artificial, indicando que não tem sido tratada sempre como algo negativo, nem sempre como algo positivo, afirmando a importância desse equilíbrio e espírito crítico em relação à mesma.
A vertente da confiança neste tipo de tecnologias foi bastante discutida nesta conferência. Julie sublinhou que, nos media, é de extrema importância que haja uma base de confiança. A Inteligência Artificial pode, sem dúvida, contribuir e tem contribuído para o aumento da desinformação; a literacia é a solução para este problema, a fim de que todos sejam capazes, com as ferramentas certas, de identificar o seu uso na adulteração de imagens.
A preocupação de ambos os intervenientes recaiu, sobretudo, sobre as pequenas organizações noticiosas, já que podem não ter os meios necessários para discernir a informação fidedigna da desinformação, enquanto que as grandes organizações estão, definitivamente, mais protegidas.
Quando questionados sobre uma crise de confiança em relação aos media, Julie e Yasir destacaram a importância dos jornalistas e dos consumidores. Por um lado, a manutenção da confiança passará pela informação gerada pelo trabalho dos jornalistas e, por outro, pela literacia. Ambos defenderam ser fundamental que, desde cedo, as crianças tenham, através da escola, as ferramentas necessárias para questionarem a informação que consomem e identificarem as fontes fidedignas.
Numa última nota, mostraram esperança em relação às próximas gerações, acreditando que os mais jovens já são e continuarão a ser melhores consumidores de notícias do que as gerações anteriores, sendo mais críticos no consumo de informação, o que, por sua vez, levará as organizações noticiosas a serem mais rigorosas no seu trabalho.
Tudo o que precisas de saber sobre a Web Summit 2023 vai estar aqui no iFeed.
COBERTURA PATROCINADA
A cobertura de um evento com esta envergadura requer a mobilização de diversos meios, quer técnicos, quer humanos. Assim, é com enorme satisfação que fazemos um agradecimento especial a quem ajudou o iFeed a tornar tudo isto possível: falamos da Funn Media, que gentilmente aceitou patrocinar a nossa cobertura à Web Summit 2023. A Funn Media é a empresa por trás da criação e desenvolvimento de um leque variado de aplicações, tais como Waterminder, Hit the Island e FitnessView, entre outras. Sem o seu apoio, seria muito difícil à nossa equipa reunir os recursos necessários para fazer chegar até ti, em tempo útil, o conteúdo de qualidade que a ocasião exige. Obrigado Funn Media!
Deixa o teu comentário