Web Summit 2023: o artificial e a inteligência

Cristina Ferreira no palco 3 da Web Summit 2023, com o braço direito levantado, ao nível do pescoço.

Cristina Ferreira, Administradora Executiva da Media Capital e apresentadora de televisão na TVI, subiu ao palco 3 da Web Summit para falar sobre a forma como as tecnologias de Inteligência Artificial interferem na sua vida e na sociedade em geral.

Reconhecendo as vantagens da revolução digital que temos vivido nas últimas décadas, sublinhou a vertente negativa das novas tecnologias. Afirmou que, com a dependência das redes sociais, habituámo-nos a não chegar ao cerne das questões; a nova geração de profissionais de televisão é menos criativa e menos capaz de entender - ou querer entender - o outro. Só daqui a alguns anos é que iremos perceber se a revolução tecnológica foi mais positiva do que negativa ou mais negativa do que positiva.

Cristina Ferreira debruçou-se sobre a existência de um clima de receio de sermos nós próprios através das redes sociais, indicando que estamos a ser cada vez mais artificiais. Daí o mote para a sua talk: "Inteligência. Artificial", em que o ponto separa a nossa inteligência, a parte humana, do que é artificial.

Cristina Ferreira de perfil no palco 3 da Web Summit 2023.

A aclamada apresentadora revelou que pediu ao ChatGPT para lhe escrever um discurso para a Web Summit sobre os perigos da Inteligência Artificial. Descontente com o resultado, voltou a pedir ao ChatGPT que lhe escrevesse um discurso, mas que, dessa vez, fosse um discurso emocional. Voltou a perceber que o resultado ficava muito aquém daquilo que pretendia para um discurso emocional, faltava-lhe personalidade e as vivências humanas.

Por fim, mostrou-se receosa por verificar que estamos a retirar as nossas características e emoções pessoais daquilo que estabelecemos como certo, alicerçando-nos quase somente na tecnologia. Rematou afirmando que é necessário usarmos a inteligência para sermos cada vez menos artificiais.

Tudo o que precisas de saber sobre a Web Summit 2023 vai estar aqui no iFeed.


COBERTURA PATROCINADA

A cobertura de um evento com esta envergadura requer a mobilização de diversos meios, quer técnicos, quer humanos. Assim, é com enorme satisfação que fazemos um agradecimento especial a quem ajudou o iFeed a tornar tudo isto possível: falamos da Funn Media, que gentilmente aceitou patrocinar a nossa cobertura à Web Summit 2023. A Funn Media é a empresa por trás da criação e desenvolvimento de um leque variado de aplicações, tais como WaterminderHit the Island e FitnessView, entre outras. Sem o seu apoio, seria muito difícil à nossa equipa reunir os recursos necessários para fazer chegar até ti, em tempo útil, o conteúdo de qualidade que a ocasião exige. Obrigado Funn Media!