Selfie na plateia do palco principal da Web Summit 2023 com um memoji sorridente a tapar a cara da pessoa.
Miguel Valente

Web Summit 2023: positivos e negativos

PUB

Na edição de 2023 da Web Summit, foi impossível ignorar o borbulhar de tecnologia. É, de facto, um evento singular, com um fluxo humano impressionante e entusiasmaste.

Como estreante nesta conferência, fiquei, de forma geral, bem impressionado. A entrada decorreu sempre sem problemas, quer pela prestabilidade dos voluntários, quer pela organização eficiente. O fast tracking para os media foi irrepreensível durante os três dias e decorreu sem qualquer problema.

Sabendo previamente que o espaço era bastante amplo, nada me preparou para a realidade no terreno: o movimento é constante, com 5 pavilhões além do Centre Stage e o triplo dos palcos; por vezes, foram precisos 10 minutos de deslocação para ir de um palco a outro. Apesar da caminhada não ser ideal na pressa de assistir às talks pretendidas, permite vislumbrar todas as diferentes áreas da conferência, o que nos faz sentir integrados no ambiente.

A realidade é que, segundo o que me foi dito - e dada a situação tumultuosa na liderança da conferência -, foi um ano mais pobre em termos de público do que os anteriores. Porém, fiquei, de igual forma, assoberbado pela quantidade de público e pelo entusiasmo demonstrado pelo mesmo. A sensação é peculiar, já que se assemelha a estar no estrangeiro no próprio país, e o encontro de culturas é sempre positivo.

Ainda assim, há alguns pontos que acredito que possam ser melhorados nas próximas edições: senti que havia pouco espaço de trabalho na Media Village, algum barulho junto aos palcos, que causava distração, e as mudanças de horário de algumas talks - muitas vezes, inevitáveis -, fizeram com que a experiência fosse mais caótica do que o esperado.

Além disso, e apesar de estar relacionado com problemas estruturais do país e da cidade de Lisboa, mais especificamente, senti que a regularidade dos transportes não foi suficiente para a procura elevada que se espera neste deste tipo de evento.

Não obstante, foi uma experiência nova que se revelou muito positiva e agradeço a oportunidade fantástica de estar presente num evento deste calibre.

Até para o ano, Web Summit!

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Opinião Web Summit 2023