Widgets serão parte fulcral do watchOS 10
O próximo sistema operativo para o Apple Watch, o watchOS 10, deverá ver a sua interface sofrer uma total e completa revolução. De acordo com a fonte habitual, Mark Gurman, os widgets serão uma parte central deste novo sistema, o que se traduzirá numa experiência completamente diferente para os utilizadores.
Na última edição da sua newsletter semanal, Gurman deu a entender precisamente esta alteração. A confirmar-se, será a primeira vez, desde que este wearable da maçã nasceu, que o modo como trabalhamos com ele muda. Os widgets estão, lentamente, a entrar nos sistemas dos equipamentos da Apple, e a abordagem utilizada no Apple Watch poderá ser em muito inspirada naquela que foi introduzida no iPhone, aquando do surgimento do iOS 14. Segundo as palavras do próprio Gurman:
"O plano consiste em permitir que os utilizadores percorram uma série de widgets diferentes - para acompanhamento da actividade, meteorologia, cotações da bolsa, compromissos do calendário e muito mais - em vez de terem de abrir aplicações."
Ao mesmo tempo, uma interface redesenhada tem tendência a influenciar os mecanismos físicos dos equipamentos em causa. Como tal, as funções dos botões do Apple Watch poderão sofrer mudanças no que diz respeito às ações que despoletam quando pressionados. Um dos exemplos mencionados é o pressionar da coroa digital, que poderá vir a abrir a vista de widgets, ao contrário do que acontece atualmente.
O watchOS 10 será uma das atualizações de software mais significativas recebidas por este aparelho. Servirá isto para aliciar os clientes a comprarem o próximo modelo, que se perspetiva que poucas mudanças de hardware carregue? Só o tempo o dirá.