Com a mais recente versão do iOS 18, a Apple introduziu várias novas funcionalidades de acessibilidade, incluindo uma que pode ser especialmente útil para passageiros de automóveis. Isto é, para todos aqueles que não se encontram ao volante e que, por alguma razão, queiram usar o iPhone durante a viagem.
O Indicador de Movimento do Veículo, concebido para ajudar a prevenir o enjoo ao usar um iPhone ou iPad, foi algo introduzido e que coloca a pergunta no ar: como é que nunca ninguém pensou nisso antes?
A Apple explica que o enjoo é frequentemente causado por uma discrepância entre o que a pessoa vê e o que sente fisicamente, o que pode tornar desconfortável o uso de dispositivos em movimento. Dessa forma, com o novo recurso presente no iOS 18, bem como na última versão do iPadOS, poderás reduzir essa sensação de enjoo ativando o recurso presente nas Definições.
O Indicador de Movimento do Veículo tem como objetivo reduzir esse problema através de elementos visuais no ecrã que refletem as mudanças de movimento em tempo real.
Quando a funcionalidade está definida como "Ligado", os indicadores visuais — pequenos pontos à volta das extremidades do ecrã — permanecem visíveis até serem desligados manualmente. Estes pontos acabam por se mover no ecrã, com base no movimento do teu dispositivo.
Se estiver definida como "Automático", os pontos aparecerão quando o sistema detetar movimento e desaparecerão quando o veículo parar. Se a função estiver ativada, verás estes indicadores de movimento sempre que o dispositivo estiver em movimento. Na ativação automática, os indicadores só aparecerão quando estiver num veículo em movimento.
Como podes ativar este recurso?
- Vais a Definições
- Entras na área de Acessibilidade
- E dentro de Motion (Movimento), encontrarás o recurso pretendido, que poderás ativar como Automático
Finalmente, vale lembrar que é algo que, com o novo Control Center, podes também adicionar um atalho e, daí, gerires a funcionalidade de um modo mais fácil. Já sabes, quer estejas no carro, comboio ou avião, ativa-o se assim pretenderes e, principalmente, se te fizer sentir melhor.
O iFeed não te deixa perder nenhuma novidade da Apple:
Deixa o teu comentário