Eu sei que aqui, no nosso país à beira-mar plantado, o Super Bowl é, para muitos, uma realidade distante. Pelas terras lusas e sua diáspora, habitam fervorosos adeptos do futebol e seus derivados, de que são exemplo o futsal ou futebol de praia.
Contudo, nesta sociedade globalizada, o distante está aqui ao lado em tempo real. Ademais, esta é também uma sociedade de trocas, e basta ver o cenário atual dos Estados Unidos, onde, para além do nosso conhecidíssimo LA Galaxy, (fundado em 1994, e intrinsecamente associado ao David Beckham), o interesse pelo "soccer" está ao rubro! Basta ver a recente aquisição do clube galês Wrexham AFC, pelos não menos conhecidos atores americanos Ryan Reynolds e Rob McElhenney.
Então, porque não acrescentar mais uma competição à lista de opções disponíveis para os espetadores portugueses? Não para alienar, mas antes para nos dar alguma emoção emanante da competição desportiva, neste mundo cada vez mais tenso com as pandemias, guerras, catástrofes naturais e as suas consequentes crises económicas, políticas e sociais.
E porque não hoje? Sim, é hoje, a partir das 23h30 (16h30 na hora local), que poderás assistir a este fabuloso evento!
O Super Bowl é o principal evento do futebol americano! Esta finalíssima, que decide o campeão desta modalidade, foi estabelecida desde 1966, aquando da fusão entre a NFL (National Football League) e a AFC (American Football Conference).
Só mesmo a Liga dos Campeões é que ultrapassa as audiências via televisão e streaming em todo o mundo. Isto porque, para além do interesse pelo campeonato desta modalidade, o Super Bowl é, em si mesmo, um evento espetacular. Pejado de estrelas do mundo artístico americano, que assistem e inclusivamente participam nas várias cerimónias. Esta final assinala um momento de celebração à cultura americana, para além de que oferece prémios astronómicos aos seus jogadores.
A 57.ª edição do Super Bowl
O Super Bowl irá ser disputado no State Farm Stadium, localizado na cidade de Glendale, no estado do Arizona.
Trata-se do estádio da equipa Arizona Cardinals, onde se confrontarão as equipas Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles na disputa do cobiçado troféu Vince Lombardi, assim designado em homenagem ao reputado treinador de futebol americano Vincent Thomas Lombardi (1913-1970).
Super Bowl 2023 - Chiefs vs Eagles: onde assistir grátis e em direto
A partir das 23h30, basta acederes à app ou ao canal da Eleven Sports (ELEVEN 1). O acesso é gratuito, possibilitado pelo passe Eleven Open Day! Sim, não há aqui aqueles esquemas em que tens que inserir os teus dados de pagamento, e/ou assinar agora para cancelar depois.
Basta fazeres o registo e selecionares o referido passe "OPEN DAY", e estarás a postos para aceder na tua televisão, em todos os operadores, ou online, aos conteúdos de todos os canais da Eleven, sem qualquer restrição, incluindo, claro, o Super Bowl.
De facto, é uma excelente iniciativa da Eleven para te permitir experimentar durante um pequeno, mas interessante período de tempo: entre ontem, dia 11 de fevereiro e a madrugada de hoje. Sem complicações. Para confirmares esta informação que te dei, lê as FAQ da Eleven Open Day aqui.
No intervalo, que em regra por estes lados, ficamos a discutir os lances, no Super Bowl, podes discuti-los enquanto assistes a uma atuação de Rihanna que terá o patrocínio da Apple, através do seu serviço de streaming Apple Music.
Este é o grande regresso da cantora aos palcos depois de vários anos afastada. Desde o lançamento da canção Lemon em 2017, a cantora decidiu fazer um hiato da indústria da música, até ao ano passado, altura em que o filme Black Panther: Wakanda Forever incluiu um novo lançamento, intitulado Lift me Up. Portanto, está mais que na hora de voltar a tomar os palcos, e em grande, diga-se, uma vez que, como te disse, o Super Bowl é o evento com maior audiência nos Estados Unidos!
E que vença o melhor!
Estamos a falar de desportos totalmente distintos. Futebol e Futebol Americano para nós, Football e Soccer para eles. A nível cultural há um enraízamento profundo em cada um dos continentes, que em anos remotos levava a troças de parte a parte.
O facto é que tudo é passado, e, embora seja evidente uma adoção muito maior do nosso futebol pelos Estados Unidos (também as condições financeiras são outras), aqui pela Europa, podemos, sem custo, conhecer a emoção de uma modalidade que tantos corações faz bater com violenta intensidade.
Aproveita e passa hoje um excelente serão! Amanhã é dia de trabalho, e quem sabe as tuas conversas de segunda-feira, esse difícil dia que inaugura toda uma nova semana de trabalho, não serão animadas pelas emoções que sentirás mais logo num espetacular jogo de futebol americano! Tens a vantagem de não estar a ver o teu clube do coração, e portanto, podes aproveitar ainda mais o espetáculo em si, com menos sofrimento e mais entretenimento!
Deixa o teu comentário