O dilema sobre se 8GB de RAM são suficientes para um Mac tem sido há muito um tema de controvérsia.
A polémica remonta, pelo menos, a 2012, quando a Apple lançou o primeiro MacBook Pro com ecrã Retina, cujo modelo base oferecia 8GB de RAM.
Ainda hoje a Apple oferece 8GB como configuração base para o seu MacBook Pro de 14 polegadas, para não mencionar o seu iMac M3 e os últimos modelos de MacBook Air. Aliada ao custo significativo de atualização para opções de memória mais elevadas, a decisão da Apple reacendeu discussões sobre a adequação e valor desta configuração.
Apple Silicon e a memória unificada
É óbvio que os Macs mudaram muito na última década. Para começar, a Apple já não depende de processadores Intel para alimentar as suas máquinas, tendo desenvolvido os seus próprios processadores Apple Silicon, mais rápidos e eficientes.
Isto acontece porque os chips personalizados da Apple usam uma arquitetura "system-on-a-chip" (SoC), que integra vários núcleos de processamento (CPUs), núcleos gráficos (GPUs), memória cache e vários outros componentes dentro de um único pacote físico.
Os chips da série M da Apple também usam algo apelidado "memória unificada", que está ao lado do SoC. A adoção pela Apple desta memória com alta largura de banda e baixa latência significa que o chip principal evita ter que comunicar dados entre diferentes locais de memória.
Isto disponibiliza as reservas de memória tanto para o CPU quanto para o GPU, permitindo que sejam alocadas de forma dinâmica, dependendo da tarefa em questão.
A escolha mais inteligente para o teu Mac
Embora o resultado geral desta arquitetura integrada SoC seja um melhor desempenho e eficiência, a desvantagem é que a memória unificada da Apple é fixa no momento da compra e não pode ser atualizada posteriormente.
Optar por mais memória unificada também não é barato. Por exemplo, passar dos 8GB base de memória unificada para 16GB ou 24GB custa mais €230 e €460, respetivamente.
É, portanto, importante que escolhas a quantidade certa para as tuas necessidades individuais ao comprar um novo Mac.
As opiniões dos utilizadores sobre este tema são diversas, com alguns a considerar os 8GB adequados e outros sentindo várias limitações nesta configuração. No final de contas, a verdade é que depende do que queres fazer no teu Mac.
Será que precisas mesmo de mais de 8GB de memória RAM?
Para tarefas básicas como navegação na web, edição de documentos e consumo de multimédia, 8GB de RAM são, geralmente, suficientes. Os computadores Mac modernos usam recursos como compressão de memória e alocação inteligente, que ajudam o macOS a funcionar sem problemas mesmo durante a execução de várias tarefas em simultâneo.
Porém, para tarefas mais intensivas, como edição de vídeo, modelagem 3D ou desenvolvimento de software, 8GB podem limitar o utilizador e provocar um desempenho mais lento e com eficiência reduzida, conforme tem sido demonstrado por testes independentes.
Em suma, ao comprar um Mac, optar por 8GB de memória unificada é uma opção económica se a tua utilização do equipamento for leve, e oferece um desempenho adequado para tarefas diárias.
No entanto, se pretenderes utilizar aplicações mais exigentes, pode valer a pena pagar mais pela memória adicional. Isso reduzirá o risco da memória atuar como um estrangulador do sistema e permitir-te-à tirar o máximo proveito do silicone da Apple no teu Mac.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário