Os iPhones têm diversos mecanismos de proteção incorporados quer no seu hardware, quer no seu software, que impedem os possuidores de darem ao equipamento uma utilização indevida em alguns cenários, como forma de salvaguardar a integridade do equipamento. Uma das limitações recorrentes é a impossibilidade de carregar o iPhone quando o mesmo deteta a presença de líquido na porta lightning, o que pode ser particularmente frustrante quando se está mesmo a necessitar de comunicar com urgência.
Ora, este tipo de situação pode ser ultrapassada e até resolvida, recorrendo a algumas dicas como as que vamos apresentar de seguida:
Seca a porta lightning
Certamente o iPhone que estás a utilizar aparenta estar seco, no entanto isso não é sinónimo de ausência de humidade limitada à zona da ligação de carga. Aliás, devemos assumir sempre em primeira instância que o aviso de deteção de líquido apresentado pode corresponder à realidade.
Os iPhones possuem resistência à água, não são à prova de água. Como tal, se tiveres nadado ou molhado acidentalmente o teu smartphone da maçã, é mais que natural que permaneçam no mesmo resíduos desses atos. Por esse motivo, começa por secar a porta de carga. Podes fazê-lo deixando simplesmente o iPhone ao ar, para a secagem ocorrer de forma natural, ou em frente a uma ventoinha, mas a alguma distância. Nunca deves soprar para dentro da porta lightning, pois isso apenas vai fazer com que a humidade acumulada se concentre no fundo da mesma. Caso o problema persista, avança para outra solução.
Verifica o cabo lightning
Um cabo problemático pode gerar problemas de carregamento, e existe a possibilidade dos mesmos se manifestarem através de mensagens como a que está aqui em questão. Como tal, experimenta, se possível, o teu cabo noutro iPhone, de forma a atestares o seu correto funcionamento, e testa também o teu iPhone com um cabo diferente. Desta forma irás despistar quer uma coisa, quer a outra.
Tem em conta que os cabos contrafeitos, ou de muito baixa qualidade, prejudicam o correto funcionamento dos componentes do teu iPhone. Podes nem te aperceber disso a curto prazo, mas a longo prazo os efeitos vão começar a sentir-se.
Limpa a porta de carga
Este conselho pode, à primeira vista, entrar em conflito com o primeiro, no entanto estamos na presença de situações distintas. Se atrás a questão se prendia com a presença de líquido na porta lightning, agora vamos falar da hipótese da mesma ter sujidade sólida acumulada no interior, o que pode impedir o contacto correto do cabo com os pinos que constituem esta entrada.
Ora, se tal suceder, o carregamento vai sair prejudicado, e podem ser despoletados alertas variados. Para resolver esta questão, deves verificar o interior da porta de carga sob luz forte e direta, e se te aperceberes da presença de algum resíduo estranho tenta removê-lo gentilmente com recurso a algo fino, feito de material não condutor de eletricidade. Nunca deves recorrer a ar comprimido nem a líquido de limpeza de contactos para este procedimento.
Reinicia o iPhone
O reinício de qualquer equipamento eletrónico problemático é, muitas vezes, aquele procedimento milagroso que resolve muitas situações, mesmo sem percebermos o porquê disso acontecer. Como é algo rápido e simples de fazer, porque não tentar caso o iPhone teime em dizer que detetou líquido?
Atualiza o iPhone
As atualizações fornecidas pela Apple não carregam consigo apenas novas funcionalidades e correções de segurança: muitas vezes são também responsáveis por retificar erros e problemas menores, o que pode ser o caso do aviso em questão.
Assim sendo, procura pela opção "Atualização de software" que vais encontrar nas definições do teu iPhone, e instala aquilo que estiver pendente. Após isso, tenta carregar o smartphone novamente.
Se nenhum destes conselhos resolveu a situação, deverás procurar assistência técnica especializada, pois nesse caso o teu iPhone poderá precisar de uma intervenção mais profunda a nível de hardware.
Para terminar, importa referenciar que o iPhone permite que o carregues, mesmo com o aviso de presença de líquido visível, bastando para isso tocar na opção respetiva que surge no ecrã. No entanto, advertimos para que não o faças, sob pena de danificares permanentemente o teu equipamento. Tenta primeiro carregá-lo através de um carregador sem fio, dado que todos os smartphones da maçã a partir do iPhone 8 suportam essa tecnologia. Usa a opção de carregamento voluntário apenas se te encontrares numa situação de emergência, na qual o valor do iPhone seja o menor dos teus problemas.
Deixa o teu comentário